Especial: pandemia de coronavírus

Cerca de 2 mil pessoas não retornaram para tomar segunda dose da Astrazeneca na Serra

Para quem precisa tomar a segunda dose da Astrazeneca a Serra abrirá um novo agendamento a partir das 18 horas de hoje (9). Foto: Fiocruz

Cerca de 2 mil pessoas não retornaram aos postos de saúde da Serra para tomar a segunda dose da vacina Covishield (Fiocruz/Oxford) – conhecida como AstraZeneca. Os dados são da Secretaria de Saúde da Serra.

A Serra já aplicou um total de 167.255 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 116.237 primeira dose e 51.018 segunda dose. Destas, 92.222 pessoas foram imunizadas com a Coronavac, 69.686 com a AstraZeneca e 5.347 com a Pfizer. Os dados são do Ministério da Saúde e foram extraídos do sistema do órgão na tarde desta quarta-feira (9).

Já no ES, o total de capixabas que não voltaram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose do imunizante, segundo a Secretaria de Estado da Saúde chega a 16.651 desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.

O levantamento estadual foi feito baseado nos dados nominais da população vacinada no período desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, no dia 18 de janeiro deste ano até o dia 13 de março, uma vez que nesta última data, completou-se doze semanas neste último domingo (06).

+ Serra começa a vacinar pessoas acima de 50 anos sem comorbidades e abre novo agendamento

“É de total importância que a população que já tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca e que esteja no prazo de doze semanas ou mais desde a aplicação, que retorne ao serviço de saúde de seu município para a garantia da segunda dose. A complementação do esquema vacinal é o responsável por garantir à imunidade e os benefícios que a vacina tem contra a Covid-19”, informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Segundo a coordenadora, o Estado mantém o envio aos 78 municípios capixabas para a D2 da AstraZeneca na décima primeira semana após a data de distribuição da D1, garantindo assim às cidades e à população, as doses em tempo oportuno.

“O Estado trabalha com a estratégia de envio sempre que completa décima primeira semana após a distribuição da D1. Toda remessa que chega, fazemos a organização para a distribuição de primeiras doses e também o que cabe às D2 naquele momento, para que esse processo ocorra sempre de maneira mais oportuna à população”, explicou Danielle Grillo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

3 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

3 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

4 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

5 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

5 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás