Thiago Albuquerque
Na próxima segunda-feira (06), cerca de 67 mil alunos da rede pública municipal da Serra retornam às aulas nas escolas. O número abrange os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação Infantil.
A assessoria de imprensa da Prefeitura, todos os serviços ofertados como merenda, transporte escolar, uniforme e outros estão funcionando normalmente. Mas há tem pelo menos um colégio que não poderá receber a garotada. É a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manuel Viera Lessa em José de Anchieta II. O local está interditado desde 31 de agosto do ano passado por risco de desabamento.
Como o espaço ainda não foi reformado, os mais de 700 alunos da Emef realocados em escolas de bairros vizinhos e num espaço alugado pela Prefeitura nos fundos da uma igreja em José de Anchieta II devem seguir na mesma condição.
Segunda -feira também é dia de retorno na rede estadual de Educação, onde a grande maioria dos alunos é de Ensino Médio. Questionada sobre o número de estudantes da rede na Serra, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação disse não saber. Só informou que a rede tem 360 mil vagas no Estado e que no ano passado teve 250 mil estudantes matriculados.
Na rede privada algumas escolas já começaram as aulas nesta semana. O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe) não informou o número de alunos nas escolas privadas instaladas na cidade.
No Ifes de Manguinhos as aulas também voltam no dia 09. O campus atende xxxx estudantes.