Por Bruno Lyra
A Serra está entre as cidades mais violentas do mundo e há mais de 15 anos no topo do ranking de homicídios no ES. Toda essa matança virou objeto de pesquisa do investigador da Polícia Civil, Thiago Andrade, que atua no município pela Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCVV).
Ele analisou os 344 assassinatos que aconteceram no município em 2014, trabalho que virou tese de mestrado apresentada recentemente pelo policial na Universidade de Vila Velha.
“Das vítimas, 299 foram mortas por arma de fogo, o que representa 86% do total. Foram 313 homens e 31 mulheres. Dentre as vítimas, 194 tinha algum registro criminal. E 238 assassinatos – 70% do total – aconteceram em via pública, ou seja, no meio da rua”, detalha.
Thiago diz que, a partir do estudo, dá para concluir que a maior parte dos homicídios está relacionada ao tráfico de drogas. “Os números também indicam que esse tráfico possa ser mais intenso do que em outros municípios da Grande Vitória. Tanto que dos 131 homicídios de autoria conhecido no universo dos 344 casos, 90% estavam relacionados ao tráfico”, avalia.
O policial acrescentou que a logística e a localização do município podem facilitar até o tráfico internacional. Questionado sobre outras razões que não só têm mantido a Serra no topo do ranking dos assassinatos como também tem ampliado essa liderança em relação a seus vizinhos na Grande Vitória, Thiago tem uma tese.
“Na Serra o processo de industrialização foi muito mais rápido e intenso, trazendo uma forte imigração, que redundou em degradação urbana com as invasões e bairros mal planejados. Sem contar o surgimento de condomínios que, com seus muros, aprofundaram a divisão social”, lembra.
Para reduzir esses índices, Thiago entende que é preciso aprofundar políticas de inclusão social com lazer, esporte, educação e qualificação profissional. “É claro que o efetivo policial (Civil e Militar) não é condizente com a realidade da Serra. Mas já conseguimos avançar (em 2015 os homicídios caíram 6%) com melhor integração nas ações da PM com a Polícia Civil”, conclui.
Homicídios na Serra em 2014 |
86% por arma de fogo
|
38% não tem autoria conhecida
|
56% das vítimas com passagem pelo polícia |
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…