Categories: Meio Ambiente

Cerco contra condomínios fora da rede de esgoto

Obra para implantação de drenagem de águas de chuva em frente a condomínio: meio ambiente de olho em ligações irregulares. Foto: Bruno Lyra

Por Renato Ribeiro/Freelancer

Do início do ano até a última quarta (03), seis condomínios residenciais localizados no município foram fiscalizados por conta do lançamento irregular de esgoto. Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a ação foi feita a partir de denúncias. Mas não foi divulgado se foram constatadas irregularidades e nem punições nesses casos.

Corresponsável pela gestão do esgoto na Serra desde o início de 2015, o Consórcio Serra Ambiental, através da assessoria de imprensa, informou que dos 596 condomínios instalados em regiões atendidas pelas redes de coleta, 11 deles ainda não estão interligados. A assessoria disse que, neste caso, a responsabilidade pela fiscalização é da Semma.

Uma lei municipal de 2009 obrigava os condomínios instalados a partir daquele ano a ter sua própria estação de tratamento de esgoto, o que abriu precedente para o lançamento na rede de drenagem das águas da chuva (pluvial). Mas uma nova regra de 2015 obrigou todos os condomínios a se conectarem à rede de esgoto.

Sob a condição do anonimato, uma fonte ligada à Cesan, confirmou que há casos que tratam em fossa filtro – cuja eficiência é menor – e lançam o esgoto na drenagem pluvial. E que condomínios relutam em se ligar à rede de coleta por conta do aumento da conta de água com a cobrança da tarifa de esgoto.

A Cesan é responsável pela supervisão e avaliação do Serra Ambiental e segue cobrando a tarifa de esgoto do consumidor na conta de água. O valor é repassado para o consórcio.

Erramos

Na edição 1127 dissemos que o Serra Ambiental, através de sua assessoria, não quis comentar os números de um relatório da Cesan passado ao Consórcio no início do ano. Mas a assessoria não foi questionada sobre o relatório, apenas em relação a números relacionados a ele.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

15 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás