Categories: Meio Ambiente

Cerco contra condomínios fora da rede de esgoto

Obra para implantação de drenagem de águas de chuva em frente a condomínio: meio ambiente de olho em ligações irregulares. Foto: Bruno Lyra

Por Renato Ribeiro/Freelancer

Do início do ano até a última quarta (03), seis condomínios residenciais localizados no município foram fiscalizados por conta do lançamento irregular de esgoto. Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a ação foi feita a partir de denúncias. Mas não foi divulgado se foram constatadas irregularidades e nem punições nesses casos.

Corresponsável pela gestão do esgoto na Serra desde o início de 2015, o Consórcio Serra Ambiental, através da assessoria de imprensa, informou que dos 596 condomínios instalados em regiões atendidas pelas redes de coleta, 11 deles ainda não estão interligados. A assessoria disse que, neste caso, a responsabilidade pela fiscalização é da Semma.

Uma lei municipal de 2009 obrigava os condomínios instalados a partir daquele ano a ter sua própria estação de tratamento de esgoto, o que abriu precedente para o lançamento na rede de drenagem das águas da chuva (pluvial). Mas uma nova regra de 2015 obrigou todos os condomínios a se conectarem à rede de esgoto.

Sob a condição do anonimato, uma fonte ligada à Cesan, confirmou que há casos que tratam em fossa filtro – cuja eficiência é menor – e lançam o esgoto na drenagem pluvial. E que condomínios relutam em se ligar à rede de coleta por conta do aumento da conta de água com a cobrança da tarifa de esgoto.

A Cesan é responsável pela supervisão e avaliação do Serra Ambiental e segue cobrando a tarifa de esgoto do consumidor na conta de água. O valor é repassado para o consórcio.

Erramos

Na edição 1127 dissemos que o Serra Ambiental, através de sua assessoria, não quis comentar os números de um relatório da Cesan passado ao Consórcio no início do ano. Mas a assessoria não foi questionada sobre o relatório, apenas em relação a números relacionados a ele.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

4 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

4 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

5 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

6 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

6 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás