Através do novo sistema de videomonitoramento da Serra – o Olho Vivo – a Guarda Civil Municipal conseguiu deter três suspeitos de tráfico de drogas. O crime foi flagrado em plena luz do dia, em Serra Dourada II, durante a tarde desta quarta-feira (23). A ação só foi possível por conta das novas câmeras do cerco eletrônico, inaugurado há poucas semanas pela Prefeitura da Serra.
De acordo com a comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo, os agentes conseguiram observar a movimentação suspeita através da central de videomonitoramento. As câmeras flagraram três indivíduos vendendo drogas na Avenida Brasília, a principal do bairro.
A partir daí, uma guarnição foi enviada ao local e deteve os três homens no flagrante. “Essa ação foi possível graças ao videomonitoramento. A central observou a movimentação e enviamos uma viatura da guarda ao local. Os três foram detidos na hora”, destacou a comandante.
Nas imagens, das quais o Jornal TEMPO NOVO teve acesso exclusivo, é possível ver a ação dos três suspeitos. A venda de drogas acontecia por volta das 14h18, na frente de comércios e com uma grande movimentação de pessoas na avenida.
Pouco tempo depois, as 16h35, a viatura da Guarda Municipal já estava no local e deteve os bandidos. Os três suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Regional da Serra, situada em Parque Residencial Laranjeiras. Os três já possuem passagem pela polícia.
O Olho Vivo, novo sistema de inteligência da Serra, foi inaugurado em outubro deste ano. De acordo com a Prefeitura, trata-se do mais moderno sistema de videomonitoramento do Espírito Sant. A operação conta com novas câmeras de vídeo capazes de reconhecer rostos, placas de carro, e emitir alertas.
O cerco inteligente de segurança é o primeiro deste tipo no Estado. Segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, as novas câmeras têm precisão de até 95%.
Ao todo, serão 160 câmeras inteligentes, que somarão forças aos 36 pontos do cerco eletrônico do Governo do Estado, que está sendo instalado na Serra, e integrado à central de videomonitoramento da Prefeitura.
De acordo com pesquisas e estimativas realizadas pela secretaria de Defesa Social, o novo sistema deve reduzir em até 50% as ocorrências de furto e roubo no município.
O Olho Vivo é um conjunto de investimentos em segurança pública no município. Além da modernização do sistema de videomonitoramento, a gestão está empenhando mais de R$ 7 milhões em novos equipamentos.
Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL Desde o desmonte de São José do Queimado, a economia da metade…
No ano passado, Lui Andrade foi o campeão do Troféu Arnaldo Saccomani, se apresentando no Show dos Calouros do Programa…
A Serra abriu 1.860 vagas para jovens e adultos concluírem os estudos em 6 meses. Crédito: Divulgação A Secretaria de…
Cerca de 900 toneladas de lixo foram recolhidas nas praias da Serra durante um mutirão de limpeza pós-Réveillon. As equipes…
A Serra vive um momento histórico de transformação econômica e cultural. O município, tradicionalmente associado a um perfil de renda…
A Colônia de Férias na Serra terá atividades de segunda a sexta-feira, em diversos espaços esportivos e culturais da cidade.…