Notícias

Cerco eletrônico pode ter sinalização obrigatória para evitar acidentes na Serra

O cerco eletrônico pode ter sinalização obrigatória na Serra. O objetivo do projeto de lei é evitar acidentes. Crédito: Divulgação

Uma situação que tem gerado confusão entre os motoristas da Serra é a presença de câmeras de cerco eletrônico, muitas vezes confundidas com radares de fiscalização. Esses dispositivos – que não aplicam multa – levam os condutores a fazerem freadas bruscas por engano. Nesta segunda-feira (11), será votado na Assembleia Legislativa um projeto de lei que propõe a obrigatoriedade de sinalização das câmeras pelo Estado e pelas prefeituras.

O PL 95/2023 será votado pelos deputados em regime de urgência. Se aprovado, o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra serão obrigados a sinalizarem todos os equipamentos que pertencem ao cerco eletrônico, diferenciando, desta forma, os dispositivos dos radares – que aplicam multa por excesso de velocidade.

Antes de ser apreciada pelo Plenário, a matéria receberá parecer das comissões de Justiça, Infraestrutura e Finanças. O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Callegari (PL). Depois que aprovado, a proposta vai para as mãos do governador Renato Casagrande (PSB), que pode sancionar ou vetar a lei.

Na justificativa do PL, o deputado Callegari destaca a importância do cerco eletrônico, porém, afirma que é necessário entender que não há ampla publicidade sobre quais são as funções desses equipamentos, sendo estes, muitas vezes, confundidos com radares.

“Assim, por falta de sinalização e publicidade sobre sua função, as câmeras de videomonitoramento acabam se tornando um risco ao tráfego de veículos. Isso fica evidente a partir de relatos de casos em que os motoristas freiam bruscamente para se adequar ao limite de velocidade”, disse.

Cerco eletrônico da Serra

O cerco eletrônico da Serra, nomeado de ‘Olho Vivo’, conta com aproximadamente 160 câmeras de videomonitoramento, sendo 60 do cerco eletrônico e outras 100 tagarelas.

As imagens são utilizadas pela Guarda Municipal da Serra com o intuito de auxiliar no combate ao crime, principalmente, contra roubo e furtos de veículos. As câmeras possuem precisão de até 95%, identificam placas e podem realizar reconhecimento facial.

Já o Cerco Inteligente do Governo do Estado possui cerca de 35 câmeras em rodovias estaduais que passam pela Serra. Os equipamentos também são utilizados no combate ao crime.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tamanduá é resgatado em condomínio na Serra

O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…

10 horas atrás

Homem de 25 é baleado na Serra

Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…

10 horas atrás

Black Friday: instituto alerta para os golpes mais comuns

A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…

15 horas atrás

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

2 dias atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

2 dias atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

2 dias atrás