Quem perdeu o prazo para regularização na Justiça Eleitoral e precisar apresentar o Título de Eleitor para tirar ou renovar Passaporte, solicitar empréstimos ou participar de concursos públicos precisa providenciar uma certidão circunstanciada, com validade até o fim das eleições, em 30 de outubro.
A certidão é um documento temporário que, além de não habilitar o eleitor a votar, perde a validade no prazo estipulado, sendo necessária a regularização de forma definitiva. Eleitores em situação irregular precisam pagar multa.
O Título de Eleitor também costuma ser exigido em contratações de trabalho, emissão de CPF e recadastramento de contribuintes isentos; para matrículas em colégios, faculdades e afins.
O voto é obrigatório no Brasil para todos os eleitores que tiverem entre 18 e 70 anos e facultativo para quem tiver entre 16 e 18 anos ou mais de 70 na data da eleição.
Mesmo com o prazo encerrado para serviços que possibilitem o voto em 2016, os cartórios eleitorais continuam abertos para pagamento de multas referentes aos pleitos passados; solicitação de certidões e emissão de segunda via do Título de Eleitor.
Uma das estratégias eficazes para ajudar a contrar a ansiedade quando ela surgir, é parar por um momento, fechar os…
Serra tem praça de pedágio da Eco101 no ES. Foto: Arquivo Tempo Novo Está marcada para esta terça-feira (26) a…
A ação contra transporte clandestino ocorreu na Serra Sede na última sexta-feira (22) e além de flagrar infrações, também removeu…
O engenheiro João Calixto foi nomeado como diretor de infraestrutura e operações Sesc, na foto ao lado de Luiz Toniato,…
O Governo do Estado anunciou abono de R$ 1.000 para servidores e R$ 3.800 para professores. Crédito: Divulgação O governador…
Os irmãos Sérgio e Leonardo de Castro, junto ao governador Renato Casagrande e ao prefeito Sergio Vidigal. Crédito: Samuel Chahoud.…