Categories: Arquivo

Cesan cobra esgoto de morador sem o serviço

Jailton e Rosa mostram as contas de água e a caixa de esgoto. Foto: Joatan Alves

Por Gabriel Almeida

Cinquenta e nove reais. Esse foi o aumento na conta de água da moradora de São Marcos I, Rosa Negrelli que está indignada. A queixa é de que a casa onde ela mora não é ligada a rede de esgoto da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Mas mesmo assim, ela paga pelo serviço.

A popular afirma que a Cesan somente fez as instalações na rua Fabiano Nunes Fraga, onde está localizada sua residência, mas o esgoto de sua casa continua indo para valões da região. “Eu sou a única moradora desta rua que paga a taxa de esgoto, sendo que nenhuma das casas aqui da via são ligadas na rede da Companhia”, explica.

Rosa ainda disse que um técnico da empresa já foi ao local. “Já veio um funcionário da Cesan aqui e viu que o esgoto não é jogado na caixa da Cesan, mas a empresa disse dias depois que o técnico verificou que cai na rede”, afirma que disse que não entendeu nada.

Eliane Maria que também tem sua residência nesta rua e confirma o que Rosa disse. “Eu assim como os outros moradores aqui da rua não pago nenhuma taxa de esgoto. A única que foi a premiada por esse roubo foi a Rosa”, explica.

Benefício “salgado”

Já outro morador da região, Jailton Barbosa de Oliveira, que tem sua residência ligada na rede da Cesan disse que a sua conta de água aumentou mais de R$ 80 depois que o benefício começou a ser cobrado. “Quando recebi o talão de água até me assustei com o valor cobrado. Acho isso um absurdo”, afirma.

A reportagem entrou em contanto com a Cesan que informou que mais de 90% de São Marcos I possui rede de esgoto e que no bairro, 243 residências, de um total de 811, estão ligadas na rede de esgoto que leva esse resíduo à Estação de Tratamento (ETE) de Serra-sede.

A companhia ainda disse que por se tratar de um novo serviço prestado, é cobrada uma tarifa, cujo valor é proporcional ao consumo de água da residência.

A Empresa ainda informou que os imóveis que não estão ligados à rede devem utilizar as fossas sanitárias, conforme legislação vigente. Caso o cliente tenha dúvida sobre a ligação na rede de esgoto, deverá entrar em contato por meio do 115 ou ir até escritório de atendimento e solicitar a vistoria do seu imóvel.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

6 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

9 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

11 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

11 horas atrás