Não são ‘somente’ os contínuos cortes no abastecimento de água que tem causado dor de cabeça para a população da Serra, mas também a duvidosa qualidade dá agua que tem chegado às casas dos moradores. Neste final de semana se proliferou os relatos de que a água estava novamente barrenta. Pelo menos bairros como Feu Rosa, Parque Residencial Laranjeiras, Barcelona, José de Anchieta e a região litorânea da Serra foram afetadas.
A reportagem do Jornal Tempo Novo mais uma vez buscou esclarecimentos junto a Cesan, que detém a responsabilidade pelo serviço de abastecimento. Para isso a empresa escalou o gerente Metropolitano Norte, Carlos Augusto Dilem. Em regra geral a Cesan comumente afirma que a turbidez da água está relacionada à condição chuvosa, que carreia material de diferentes origens para os rios. Porém, não é o caso nestes últimos dias já que não foi observada precipitação nas regiões que se localizam as bacias hidrográficas do Rio Santa Maria da Vitória e Reis Magos, ambos os mananciais que originam a água que chega às residências da Serra.
Questionado sobre isso Carlos Augusto Dilem admitiu que a empresa identificou durante esse final de semana “alguns eventos de turbidez” na distribuição de água. De acordo com ele, a situação pode ocorrer por diversos fatores e nem todos ocorrem por uma única causa, neste caso a chuva. “Os técnicos da Cesan estão percorrendo esses pontos e realizando manobras na rede para resolver a situação, que deve se normalizar ate amanhã (segunda-feira, 06). A água com cor [amarronzada ou amarelada] não apresenta nenhum risco a saúde”, garantiu o diretor da Cesan, Carlos Augusto Dilem.
A reportagem voltou a insistir nas razões que estariam levando a água a adquirir uma cor que sucinta dúvida no consumo, já que não houve chuva nos últimos dias. Em outra mensagem de texto, Carlos Augusto Dilem se resumiu a dizer que os moradores devem limpar os reservatórios domésticos, uma vez que, de acordo com ele, o padrão de saída da água no sistema de tratamento da empresa não estaria condizente com a água que está chegando às residências da Serra.
“Durante esses últimos dias, essa coloração está aparecendo apenas na rede de distribuição de água [ou seja, nas casas], pois os padrões de entrada, tratamento e saída da estação de tratamento de água está dentro da norma de potabilidade e não apresentam a mesma coloração observada nos imóveis. Para os locais onde a distribuição já se encontra normalizada, a orientação é que o usuário possa realizar a limpeza de seus reservatórios de água”.
A reportagem então solicitou informações de como os moradores poderiam resolver o problema junto a empresa, e a resposta foi o padrão da empresa: “a nossa orientação é que os usuários registrem uma reclamação nos canais de atendimento que os técnicos da companhia possam verificar as informações de forma pontual”, disse o diretor da Cesan, que completou: “Na maioria dos casos que recebemos reclamações, a entrada do padrão de água é verificada e apresenta os padrões de distribuição e sem cor [ou seja, o tratamento estaria normal]. Mas insisto. As situações precisam ser atendidas individualmente”.
Carlos Augusto Dilem finalizou dizendo que “seria muito importante pra gente se a população informasse no 115 com a mesma velocidade que postam na internet, e ajudaria muito a melhorar o serviço prestado”.
Apesar das informações prestadas pelo diretor, de que a população deve limpar as caixas de água, a realidade que se aparenta é que o problema está disseminado em várias regiões da Serra e acontecem continuamente independentes do período de chuvas [que agravam o problema]. O Tempo Novo selecionou alguns dos muitos relatos que são encaminhados diariamente à redação; devido ao fato da reportagem não ter solicitada a permissão dos autores para que fossem divulgados publicamente, os nomes deles não serão revelados.
“Tô cansada praticamente quase todos os dias Feu Rosa tá sem água desse jeito não dá”, suplica uma das moradoras.
“Boa tarde! Há dias que a água da rua está chegando nas casas muito barrenta, suja mesmo. Gostaria, se possível, que vocês fizessem uma matéria sobre isso”, pediu uma moradora do bairro Morada de Laranjeiras.
“Só bairros na maioria de periferia [que falta água ou chega barrenta] os bairros nobres não são afetados”, reclama outro morador da Serra.
“Jacaraípe toda semana sem água e quando chega, vem amarela ou marrom”, relatou.
Água que a Cesan mandou para a Serra neste final de semana: pic.twitter.com/0e4mn7JvQY
— Jornal Tempo Novo – Serra/ES (@portaltemponovo) February 6, 2023