Categories: Notícias

Cesan diz que água voltou às torneiras

Segundo a concessionária bairros mais distantes da estação de tratamento ainda podem estar sem água. Foto: Divulgação / Prefeitura de Cariacica

O abastecimento de água está normalizado na Serra, zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão. É o que diz a Cesan após a interrupção do serviço na semana passada. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, a água começou voltar para as torneiras das residências na tarde de ontem (01).

Mas os bairros que ficam nas pontas de rede, ou seja, os mais distantes da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Jardim Limoeiro como os das regiões de Serra-sede e Nova Almeida, podem seguir sem água. Nestes casos os moradores devem comunicar à Cesan pelo telefone 115.

Os problemas no abastecimento começaram na última quinta (26) por conta de um incêndio na parte elétrica da ETA. O reparo foi feito e no início da madrugada da última sexta (27) o abastecimento foi retomado.

Mas no início da tarde da sexta o fornecimento voltou a ser interrompido. Desta vez por conta do excesso de barro na água do rio Santa Maria, resultado das fortes chuvas que caíram nas cabeceiras do manancial naquela madrugada.

Fragilidade

Vale lembrar que o excesso de barro após chuvas vem ocorrendo com frequência no Santa Maria nos últimos anos, afetando o abastecimento da cidade. O problema está diretamente relacionado ao desmatamento, estradas vicinais inadequadas e aterros sem controle erosivo próximo às nascentes e riachos que compõe a bacia.

Além desses o rio enfrentou nos últimos meses uma das piores estiagens de sua história. O abastecimento da Serra, parte de Vitória e outras localidades ficou ameaçado pela falta d’água.

Em janeiro no ponto de captação localizado no distrito do Queimado, zona rural da Serra, o Santa Maria chegou a ficar com a vazão de apenas 2,8 mil litros por segundo. Isso é menos que 10% da vazão média esperada para a época, segundo números da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

Por conta disso houve redução na pressão da água para abastecimento de residências e cortes de quase 50% no repasse do líquido para as plantas da Vale e ArcelorMittal Tubarão, as duas maiores consumidoras individuais do Santa Maria.

As nascentes do rio ficam nos municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina, com pequenas contribuições das cidades de Santa Teresa e Cariacica.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

4 horas atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

4 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

4 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

4 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

5 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

5 horas atrás