Oitocentos milhões de litros. Essa é quantidade que, segundo a Cesan, foi economizada pela população da Grande Vitória nos dois primeiros meses do ano. De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, entre janeiro e fevereiro houve queda de 9% no consumo residencial.
A empresa atribui a queda à campanha de economia de água proposta pelo Governo estadual diante da severa seca que atinge o Espírito Santo. O recuo no consumo também aconteceu nas cidades do interior atendidas pela Cesan.
Nos 52 municípios onde atua – sete são na Grande Vitória – a concessionária informa que o consumo diário per capta (por pessoa) caiu de 218 litros para 184 litros. A empresa acrescenta que a redução do consumo também é estimulada pela política de tarifação da Arsi (Agência Reguladora de Saneamento e Infraestrutura Viária do Espírito Santo) e aplicado aos municípios atendidos pela Cesan.
Quanto menor, mais barato é o preço pago por mil litros. Numa casa onde o consumo supera 50 mil litros mensais, cada mil litros sai a R$ 5,95. Já uma residência que usa menos de 15 mil litros por mês paga R$ 2,84 por cada mil litros. A tabela completa com as tarifas da Cesan pode ser acessada clicando aqui.