Nesta quarta –feira (14) toda Serra ficará sem água. As torneiras também ficarão secas na zona norte de Vitória (bairros após o Canal da Passagem, sentido Aeroporto); bairros de Cariacica próximos a rodovia do Contorno e à sede do município, além de Praia Grande em Fundão.
Através da assessoria de imprensa, a Cesan garantiu que a interrupção do abastecimento não se trata de racionamento por causa da seca. Segundo a empresa o motivo é a interligação de redes e manutenção preventiva.
Todas as áreas que ficarão sem o serviço são atendidas pelo rio Santa Maria da Vitória, cuja vazão registrada ontem (12) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos era de 2,2 mil litros por segundo, bem abaixo do nível crítico que é de 3,8 mil litros por segundo.
A situação da represa de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá, usada para reter a água que abastece a Grande Vitória, também era dramática. Segundo a Cesan o reservatório está com apenas 27% da capacidade total que é de 26 bilhões de litros.
A empresa pede que a população reserve água para não ficar sem o líquido nesta quarta-feira. E garante também que o abastecimento será restabelecido de forma gradativa em até 24 horas após a conclusão dos serviços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.
Há duas semanas, o presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, admitiu que a Grande Vitória pode entrar em racionamento já no início de outubro caso não haja chuvas expressivas nos próximos dias.
Rio estratégico
Quase seco, castigado pelo desmatamento, lançamento de esgoto e agrotóxicos, o rio Santa Maria atende cerca de 700 mil moradores na Grande Vitória e também as plantas industriais da Vale e ArcelorMittal em Tubarão.
As empresas são, inclusive, as maiores consumidoras individuais do manancial. Ano passado, já durante o cenário de seca, a Cesan anunciou que havia reduzido o fornecimento para a Arcelor caindo de cerca de mil litros por segundo para 600. E da Vale de 200 para cerca de 100 litros por segundo. O detalhe é que para Arcelor a Cesan manda água bruta, para a Vale, tratada.
Na última semana reportagem voltou a questionar a Cesan sobre quantos litros estava fornecendo ao complexo de Tubarão, mas a concessionária não informou. Disse apenas que houve uma redução de cerca de 40% em relação ao que fornecia em 2015.
O rio Santa Maria atende também os demais polos industriais da Serra, como o TIMS, Civit’s I e II, Piracema, Araçaúna, Serra Norte. A cidade é a que mais tem indústrias no ES.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…