Categories: Meio Ambiente

Cesan diz que falta d’água na Serra nesta quarta (14) não é racionamento

 

Morador da região de Santa Maria mostra a situação da represa que abastece a Serra. Foto: Reprodução/Facebook de Israel RodriguesMorador da região de Santa Maria mostra a situação da represa que abastece a Serra. Foto: Reprodução/Facebook de Israel Rodrigues
Morador da região de Santa Maria mostra a situação da represa que abastece a Serra. Foto: Reprodução/Facebook de Israel Rodrigues

Nesta quarta –feira (14) toda Serra ficará sem água. As torneiras também ficarão secas na zona norte de Vitória (bairros após o Canal da Passagem, sentido Aeroporto); bairros de Cariacica próximos a rodovia do Contorno e à sede do município, além de Praia Grande em Fundão.

Através da assessoria de imprensa, a Cesan garantiu que a interrupção do abastecimento não se trata de racionamento por causa da seca. Segundo a empresa o motivo é a interligação de redes e manutenção preventiva.

Todas as áreas que ficarão sem o serviço são atendidas pelo rio Santa Maria da Vitória, cuja vazão registrada ontem (12) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos era de 2,2 mil litros por segundo, bem abaixo do nível crítico que é de 3,8 mil litros por segundo.

A situação da represa de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá, usada para reter a água que abastece a Grande Vitória, também era dramática. Segundo a Cesan o reservatório está com apenas 27% da capacidade total que é de 26 bilhões de litros.

A empresa pede que a população reserve água para não ficar sem o líquido nesta quarta-feira. E garante também que o  abastecimento será restabelecido de forma gradativa em até 24 horas após a conclusão dos serviços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.

Há duas semanas, o presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, admitiu que a Grande Vitória pode entrar em racionamento já no início de outubro caso não haja chuvas expressivas nos próximos dias.

Rio estratégico

Quase seco, castigado pelo desmatamento, lançamento de esgoto e agrotóxicos, o rio Santa Maria atende cerca de 700 mil moradores na Grande Vitória e também as plantas industriais da Vale e ArcelorMittal em Tubarão.

As empresas são, inclusive, as maiores consumidoras individuais do manancial. Ano passado, já durante o cenário de seca, a Cesan anunciou que havia reduzido o fornecimento para a Arcelor caindo de cerca de mil litros por segundo para 600. E da Vale de 200 para cerca de 100 litros por segundo. O detalhe é que para Arcelor a Cesan manda água bruta, para a Vale, tratada.

Há duas semanas assim estava o canal para captação de água no Santa, na Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno LyraHá duas semanas assim estava o canal para captação de água no Santa, na Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra
Há duas semanas assim estava o canal para captação de água no Santa, na Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Na última semana reportagem voltou a questionar a Cesan sobre quantos litros estava fornecendo ao complexo de Tubarão, mas a concessionária não informou. Disse apenas que houve uma redução de cerca de 40% em relação ao que fornecia em 2015.

O rio Santa Maria atende também os demais polos industriais da Serra, como o TIMS, Civit’s I e II, Piracema, Araçaúna, Serra Norte. A cidade é a que mais tem indústrias no ES.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

16 horas atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

18 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

19 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

20 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

20 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

20 horas atrás