Categories: Notícias

Cesan diz que Serra e Vitória ficarão sem água até domingo

Na última segunda (23), as águas estavam claras e baixas na captação do rio na zona rural da Serra. Foto: Bruno Lyra Na última segunda (23), as águas estavam claras e baixas na captação do rio na zona rural da Serra. Foto: Bruno Lyra
Na última segunda (23), as águas estavam claras e baixas na captação do rio na zona rural da Serra. Foto: Bruno Lyra

Moradores da Serra podem ficar sem água até domingo (01). Agora o problema é excesso de barro no rio Santa Maria após as fortes chuvas que começaram a cair nas cabeceiras do manancial. Segundo a assessoria de imprensa da Cesan o motivo é o excesso de barro no rio que impede o tratamento para o fornecimento à população.

A Cesan disse que a previsão é de normalização só na tarde de domingo. Isso se não chover forte de novo. O problema é mais um capítulo na crise de abastecimento que vem atingindo a região atendida pelo Santa Maria, que além da Serra supre os bairros da zona Norte de Vitória e Praia Grande em Fundão.

Ontem (26) a explosão no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água de Carapina deixou a região atendida pelo Santa Maria sem água. O problema foi reparado e hoje o abastecimento já deveria ter normalizado. Mas segundo a Cesan isto não aconteceu por conta do problema do barro.

Moradores de diversos bairros e regiões da Serra contaram que a água começou a chegar na madrugada desta sexta (27) mas ao longo do dia o fornecimento foi interrompido.

Outra situação que ameaçou o abastecimento da cidade é a superseca que deixou o Santa Maria com menos de 10% da vazão média esperada para esta época do ano. O rio abastece mais de 600 mil moradores, os pólos industriais da Serra e todo o complexo siderúrgico de Tubarão, onde estão as gigantes Vale e ArcelorMittal.

Degradação e fragilidade

Ao longo dos últimos anos o sistema de abastecimento do rio Santa Maria vem sofrendo com interrupções após chuvas fortes, que deveriam ser a solução em períodos de estiagem. É que as cabeceiras do rio estão desmatadas, com estradas, aterros inadequados e má conservação do solo em áreas de cultivo, o que gera arraste da terra para o rio e seus afluentes, causando o assoreamento.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Morador da Serra é detido na Operação Marujada

A ação também foi realizada nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana/ Divulgação Sesp Um homem, que não…

6 horas atrás

Polícia Militar apreende drogas na Serra

Nesta quinta-feira (24), uma equipe de policiais militares obtiveram êxito na apreensão de grande quantidade de entorpecentes durante duas ações…

8 horas atrás

Encenação da Paixão de Cristo acontece neste sábado (26) na Serra

A fé, a arte e a tradição se encontram mais uma vez em um dos eventos mais aguardados do calendário…

8 horas atrás

Dois saguis são resgatados na Serra

Um animal foi resgatado na empresa Perfilados Rio Doce, em Civit II e o outro em uma residência em Manguinhos/…

8 horas atrás

Pix Pensão Alimentícia: projeto prevê débito automático da conta do genitor

Crédito: Reprodução/Banco de Imagens A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que determina o pagamento…

8 horas atrás

Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem termina nesta sexta (25)

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem Estudantes da 3ª série do Ensino Médio têm até esta sexta-feira (25) para solicitarem a…

8 horas atrás