Categories: Notícias

Cesan diz que Serra e Vitória ficarão sem água até domingo

Na última segunda (23), as águas estavam claras e baixas na captação do rio na zona rural da Serra. Foto: Bruno Lyra Na última segunda (23), as águas estavam claras e baixas na captação do rio na zona rural da Serra. Foto: Bruno Lyra
Na última segunda (23), as águas estavam claras e baixas na captação do rio na zona rural da Serra. Foto: Bruno Lyra

Moradores da Serra podem ficar sem água até domingo (01). Agora o problema é excesso de barro no rio Santa Maria após as fortes chuvas que começaram a cair nas cabeceiras do manancial. Segundo a assessoria de imprensa da Cesan o motivo é o excesso de barro no rio que impede o tratamento para o fornecimento à população.

A Cesan disse que a previsão é de normalização só na tarde de domingo. Isso se não chover forte de novo. O problema é mais um capítulo na crise de abastecimento que vem atingindo a região atendida pelo Santa Maria, que além da Serra supre os bairros da zona Norte de Vitória e Praia Grande em Fundão.

Ontem (26) a explosão no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água de Carapina deixou a região atendida pelo Santa Maria sem água. O problema foi reparado e hoje o abastecimento já deveria ter normalizado. Mas segundo a Cesan isto não aconteceu por conta do problema do barro.

Moradores de diversos bairros e regiões da Serra contaram que a água começou a chegar na madrugada desta sexta (27) mas ao longo do dia o fornecimento foi interrompido.

Outra situação que ameaçou o abastecimento da cidade é a superseca que deixou o Santa Maria com menos de 10% da vazão média esperada para esta época do ano. O rio abastece mais de 600 mil moradores, os pólos industriais da Serra e todo o complexo siderúrgico de Tubarão, onde estão as gigantes Vale e ArcelorMittal.

Degradação e fragilidade

Ao longo dos últimos anos o sistema de abastecimento do rio Santa Maria vem sofrendo com interrupções após chuvas fortes, que deveriam ser a solução em períodos de estiagem. É que as cabeceiras do rio estão desmatadas, com estradas, aterros inadequados e má conservação do solo em áreas de cultivo, o que gera arraste da terra para o rio e seus afluentes, causando o assoreamento.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Fim de semana sem chuva na Serra

Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…

10 horas atrás

Cão farejador encontra 2kg de entorpecentes na Serra

Divulgação PMES Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de…

11 horas atrás

Aniversário do Parque Botânico Vale terá concerto de coral, oficinas e brincadeiras

Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar temas do folclore brasileiro no anfiteatro do Parque, no próximo sábado, 10 de maio,…

12 horas atrás

Serra + Cidadã chega em Central Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…

12 horas atrás

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

1 dia atrás

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

1 dia atrás