A operação Lava Jato da Polícia Federal está investigando a participação da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) no pagamento de propinas feito pela empreiteira Odebrecht. em 2010.
O nome da empresa do Governo do ES responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na maioria das cidades capixabas apareceu no relatório feito pela Polícia Federal enviado nesta semana para o juiz Sério Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.
O documento assinado pelo delegado federal Filipe Hille Pace diz pessoas que atuavam na Cesan na época receberam pagamentos ilícitos da Odebrecht. Esses beneficiários não foram identificados, pois, segundo a PF aparecem com codinome. Também não foram informadas quais obras teriam originado o pagamento.
Através de sua assessoria de imprensa, a Cesan negou as irregularidades e disse que seus contratos são licitados conforme as normas jurídicas vigentes e obedecem ao devido processo legal. E acrescentou que está à disposição das autoridades para fornecer os esclarecimentos necessários.