Por causa da pior seca já registrada no estado, a Cesan vai implantar poços artesianos em nove cidades capixabas, entre elas a Serra, para tentar reduzir o sofrimento de pessoas que há meses convivem com a escassez de água.
No município, o bairro que vai receber a estrutura é Cidade Nova da Serra, que há mais de um ano depende de caminhão pipa para abastecimento. O bairro fica na região rural, próximo à praça do Pedágio na BR 101, perto da divisa com Fundão.
O poço vai atender aproximadamente 200 residências. A previsão para conclusão da obra e o poço começar a funcionar é de 90 dias. De acordo com a assessoria de imprensa da Cesan, no momento nenhum outro lugar da Serra vai receber a perfuração, já que são atendidas pelo rio Santa Maria e, após outubro, terão reforço do rio Reis Magos.
Santa Teresa, Conceição da Barra, Ecoporanga, Mucurici, São Roque do Canaã, Vila Pavão, Muqui e Pinheiros são as outras cidades contempladas, pois nelas também há áreas com situação crítica de abastecimento.
Segundo a empresa, cada poço deve produzir de tirar de 5 a 10 litros de água por segundo. Quantidade suficiente para suprir diariamente uma população de 3,5 mil pessoas cada.