Categories: Meio Ambiente

Ambiental Serra/Cesan lança esgoto aos pés do Mestre Álvaro, denuncia ativista

 

Flagrante feito na última sexta (7): situação é recorrente, segundo ambientalista. Foto: Rafael Apelfeler

Um ativista ambiental da Serra denuncia que esgoto sem tratamento está sendo lançado nos Alagados do Mestre Álvaro, na região de Jardim Tropical e que abriga diversas espécies de fauna e flora no  município.

O flagrante foi feito pelo ativista Rafael Apelfeler na última sexta-feira (7) e segundo ele a situação é recorrente. “O problema acontece  próxima torre de Furnas e todo o esgoto vem do Estação de Tratamento da Cesan/Ambiental Serra e fede muito e tem coloração estranha. Parece que  não é tratado”, denuncia.

A reportagem questionou a Ambiental Serra/Cesan sobre o problema que disse que a Estação de Tratamento de Esgoto de Furnas lança o efluente tratado da Estação no Canal dos Escravos. Quanto ao lançamento de esgoto bruto na região, a Cesan informa que os moradores que possuem rede coletora devem interligar seus imóveis à rede de esgotamento sanitário.

A reportagem procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Secretaria de Meio Ambiente informou que a Ambiental Serra e a Cesan já foram notificadas.

Confira o vídeo do ambientalista Rafael Apelfeler do lançamento da Estação de Tratamento de Furnas:

Esta não é a primeira vez que ativistas denunciam lançamento de esgoto nos Alagados do Mestre. Este ano, em setembro, o ambientalista Edson Reis, flagrou esgoto sendo lançado no local pelo Centro de Detenção Provisória do Queimado.

Na ocasião, Secretaria de Estado de Segurança Pública negou que o esgoto seria do presídio.  Já a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra confirmou que o esgoto é do CDP e disse  também que órgão já esteve no local vistoriando a área, porém identificou juntamente com a Sejus que o complexo penitenciário tem sistema de tratamento de efluente próprio. Mas que diante da denúncia dos ativistas faria nova vistoria no local, acompanhada por técnicos da Sejus, a fim de verificar se está acontecendo o adequado tratamento do efluente.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

3 minutos atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

8 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

15 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

16 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

16 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

17 horas atrás