Após a crise no abastecimento de água na Serra, que já se estende por duas semanas, a Companhia Espíritossantense de Saneamento (Cesan) anunciou, na tarde desta terça-feira (14), em seu site institucional, que vai ressarcir os clientes que receberam água barrenta.
Dias depois de afirmar que a “água não faz mal” a empresa passou a recomendar que a população realizasse o descarte do líquido. O ressarcimento está previsto para quem auferiu prejuízos, como a compra de água de carros-pipa e da limpeza do reservatório. A empresa não citou casos em que moradores tiveram roupas manchadas durante o processo de lavagem, por exemplo. A Cesan também não citou a correlação que tem sido feita entre o abastecimento da água e casos de gastroenterite.
A solicitação poderá ser feita a partir desta quarta-feira (15) pelo aplicativo de mensagens WhatsApp por meio do número (27) 99722 9291 ou pelo site www.cesan.com.br, clicando em Agência Virtual > opção “Solicitação de ressarcimento de danos/despesas”, ou ainda, em uma Agência de Atendimento ao Cliente Cesan mais próxima do imóvel.
Segundo informações da Cesan, tanto para o ressarcimento, quanto para a revisão da fatura decorrente do descarte da água, é preciso preencher o formulário disponível abaixo e anexar a documentação de acordo com o serviço solicitado.
O que diz a companhia:
O jornal Tempo Novo está acompanhando os desdobramentos da crise no abastecimento de água na Serra. Um diretor da Cesan ouvido pela reportagem na semana passada explicou que foram observados alguns eventos de turbidez na distribuição de água. “Essa situação pode ocorrer por diversos fatores e nem todos ocorrem por uma única causa. Os técnicos da Cesan estão percorrendo esses pontos e realizando manobras na rede para resolver a situação. A água com cor não apresenta nenhum risco à saude”.
O representante da companhia disse ainda que durante os últimos dias essa coloração está aparecendo apenas na rede de distribuição de agua, pois os padrões de entrada, tratamento e saída da estação de tratamento de água estão dentro da norma de potabilidade e não apresentam a mesma coloração observada nos imóveis. “Para os locais onde a distribuição ja se encontra normalizada, a orientação é de que o usuário possa realizar a limpeza de seus reservatórios de água”, acrescentou.