Categories: Notícias

Cesan vai ter que devolver tarifa de esgoto cobrada indevidamente, diz líder comunitário

O presidente da Associação de Moradores Anderson Muniz (de camisa azul) entre técnicos da Cesan/Ambiental Serra. Foto: Divulgação

A Cesan vai devolver tarifas de esgoto cobradas indevidamente de moradores de Balneários Carapebus. É o que afirma o líder comunitário local, Anderson Muniz. Segundo ele, representantes da empresa Ambiental Serra, parceira da Cesan na gestão do esgoto no município, informaram que os moradores devem entrar em contato com o número 115 da concessionária para pedir o ressarcimento.

Anderson explica que em abril último foi procurado pelos moradores quando na conta de água dos mesmos passou a vir a cobrança de uma tarifa de disponibilidade de esgoto, que incide sobre imóveis que tem a rede disponível na rua onde estão localizados mas não fazem a ligação.

“O problema é que a tarifa estava sendo cobrada de imóveis que estão sem acesso à rede de esgoto ou porque ficaram abaixo do nível da rede ou porque ela simplesmente não foi implantada na região. A gente acompanha essa obra de esgoto, que se arrasta desde 2014, e alertamos diversas vezes a Cesan sobre essa falhas. Recebemos a promessa de que seriam corrigidas, mas nada foi feito. Agora, a Cesan e a Ambiental Serra vêm cobrar de quem não consegue ligar seu imóvel à rede. Como cobram algo sem antes avaliar se a cobrança é de fato devida?”, questiona o líder comunitário.

A situação já havia sido tema de reportagem do Tempo Novo. Confira aqui.

Anderson acrescenta que após reclamar junto às empresas sobre as cobranças e enviar o endereço de 20 imóveis nessa situação, técnicos das concessionárias estiveram no bairro e teriam constatado que pelo menos 15 desses imóveis estão sem acesso ao serviço. Portanto, não poderia ter havido a cobrança.

Cobrança da tarifa de disponibilidade de esgoto para morador que alega não ter acesso a rede. Foto: Divulgação

O líder comunitário critica as empresas Cesan e Ambiental Serra por, segundo ele, não darem publicidade a uma lei estadual (lei 11.021/19) que determina a cobrança da tarifa somente em locais onde o esgoto da casa consegue descer pela força da gravidade até a rede da Cesan.

Em Carapebus, houve caso de morador que recebeu cobrança de R$ 6,41 em cima de um consumo de água equivalente a R$ 32,44. Na prática isso gerou aumento de 20% no valor do boleto da Cesan.

O outro lado

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Cesan, que também responde pela Ambiental Serra, mas até o momento desta publicação não obteve retorno. Se as empresas responderem, terão seus posicionamentos publicado neste espaço.

Desde janeiro de 2015 o esgoto do município é gerido através de Parceria Público Privada (PPP) entre Cesan e Ambiental Serra. A segunda tem como controladora a empresa Aegea.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Setembro em Flor: conheça os sintomas de tumores ginecológicos

Setembro em flor/ Freepik Neste mês acontece a campanha Setembro em Flor, voltada para a conscientização e prevenção de tumores…

3 horas atrás

Nova onda de calor chega em setembro

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo Uma nova massa de ar quente…

3 horas atrás

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

1 dia atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

1 dia atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás