Uma das orientações do Governo do Estado, para conter o avanço do coronavírus no Espírito Santo, é evitar aglomerações de pessoas. Essa regra não se aplica nos ônibus do sistema Transcol, que vivem cheios de passageiros, e em alguns casos, com pouca circulação de ar. Para tentar evitar à proliferação da Covid-19, a Ceturb anunciou que irá intensificar a limpeza dentro dos coletivos.
Ao TEMPO NOVO, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), disse por meio de nota, que durante uma reunião realizada na última segunda-feira (16), ficou decidido que será ampliada a limpeza dos veículos e dependências dos terminais do sistema Transcol com medida extra de utilização, sempre que possível, de hipoclorito de sódio (água sanitária), em especial em corrimãos, balaústres e alças.
Ainda segundo a Ceturb, nos banheiros dos terminais será disponibilizado dispensário de sabão líquido para higienização das mãos. Outra preocupação da companhia é com os profissionais que atuam no sistema – os rodoviários. Eles também serão orientados a “evitar o contato para evitar propagação de vírus”.
A companhia também pede uma “maior atenção aos cobradores, que lidam com troca de dinheiro”. Por último, a Ceturb informou que outras reuniões estão acontecendo ao longo desta terça-feira (17) para definir mais detalhes para ao atendimento das demandas de passageiros e profissionais do Sistema Transcol. A Ceturb integra a Sala de Situação, criada pelo governador Renato Casagrande (PSB, para acompanhar o caso e demais medidas estão sendo discutidas quanto à viabilidade.