A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) prometeu na tarde desta quinta-feira (7) que vai estudar medidas para evitar que outros ônibus que estejam estacionados no Terminal de Laranjeiras caiam na Avenida Eudes Sherrer de Souza, em Laranjeiras. Na última quarta-feira (6), um coletivo despencou do local e acabou parando no meio da avenida. Por pouco, não aconteceu uma tragédia.
O coletivo estava parado numa área de estacionamento, arrebentou a grade do terminal, atravessou a calçada e foi parar no meio da avenida, que tem um tráfego intenso de veículos. Não havia motorista nem passageiro no coletivo e, por sorte, ninguém que passava pelo local se feriu. Não foi a primeira vez que esse tipo de acidente aconteceu: no dia 4 de julho de 2017, outro ônibus rompeu a grade do local e parou no meio da avenida em circunstâncias parecidas.
Na conta do Jornal Tempo Novo no Facebook, internautas comentaram o caso. Vanderlei Ferreira levantou a hipótese da falta de manutenção. “A manete de freio é segura por uma peça de plástico muito frágil. Eu digo isso, pois já aconteceu comigo com um caminhão, a manete puxada e ela destravou sozinha”.
Já Sérgio Oliveira pontuou que situações desse tipo também podem ocorrer por falha humana. “Se não é a primeira vez que o acidente acontece e sabendo que o ser humano pode falhar, a Ceturb podia fazer algum tipo de barreira para impedir que isso aconteça. Ou ficaremos nas mãos dos motoristas e vamos esperar alguém morrer ali?”
Por meio da assessoria de imprensa, a Ceturb disse que está apurando as causas do acidente e que irá avaliar medidas a serem tomadas após saber a motivação da queda do veículo. Informou, ainda, que o ônibus foi recolhido para a garagem por volta das 18h desta quarta-feira (6).