Os mais de cinco mil pontos de ônibus distribuídos pela Região metropolitana da Grande Vitória serão recadastrados pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).
O trabalho, que começará até o final deste mês, visa a substituição e instalação de placas de sinalização, a indicação de locais para a instalação de abrigos, a obtenção de informações para subsidiar o planejamento das linhas, além da disponibilização de dados para sites e aplicativos voltados para a previsão de horários das linhas.
Técnicos da Ceturb-GV desenvolveram um aplicativo para georreferenciar, por meio de equipamentos de GPS, todos os pontos de parada do Sistema Transcol. Nele, serão incluídas informações como longitude e latitude do ponto, largura da calçada onde ele se encontra, se ele tem abrigo e se é possível instalar abrigo naquele local.
Após a conclusão do recadastramento, as informações também serão enviadas às prefeituras para que elas possam saber quais pontos precisam de abrigo ou de melhorias como iluminação, construção ou reforma de calçadas.