A manhã desta quinta-feira (16) começou com uma operação conjunta entre as polícias capixabas que resultou na prisão do chefe do tráfico de drogas dos bairros Serra Dourada I, II e III, além de Novo Porto Canoa. Apesar de ser suspeito de comandar o tráfico da região, o homem foi preso num condomínio de Manguinhos. Segundo informações, a operação, que contou com o apoio de 160 policiais, tinha como alvo principal o detido.
A ação teve sua principal concentração numa região conhecida como Pantanal, no bairro Santa Rita de Cássia, região de Serra Dourada. Nas últimas semanas, uma série de crimes vinham acontecendo nas redondezas do bairro e no último dia 8, um homem foi morto após um confronto com a Polícia Militar.
Durante uma entrevista concedida para a imprensa, o coronel Alexandre Ramalho – secretário de Estado de Segurança Pública – confirmou que o chefe do tráfico foi preso em outro bairro. Disse ainda que esse é um artifício muito utilizado por esses criminosos, que moram em bairros de classe média para enganar a polícia.
Santa Rita de Cássia tem essa área conhecida como Pantanal, por ser cercada por uma região alagada e com vasta vegetação. De acordo com a Polícia, essa vegetação é muito utilizada como rota de fuga de criminosos, além de desova de corpos. Ainda na mata, os policias encontraram buracos e sacos plásticos, que são utilizados para armazenar e esconder drogas.
A operação também contou com o apoio da Polícia Federal e da Força Nacional.