Categories: Meio Ambiente

Chuva chega nas nascentes de rio que abastece a Serra

Situação do rio Santa Maria da Vitória que abastece a Serra. Foto: Bruno Lyra

Começa a chover nas cabeceiras do rio Santa Maria. Um boletim divulgado agora a pouco pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mostra que desde a última terça a chuva que chegou ao Estado já começou a cair sobre a bacia do rio Santa Maria da Vitória que abastece a Serra.

Na cidade de Santa Maria de Jetibá onde ficam as nascentes do rio o volume acumulado já e de 24 milímetros. Não foi divulgado o quanto choveu em Santa Leopoldina, outro município banhado pela bacia. Na Serra, o acumulado é de 4 milímetros.

A previsão é de pancadas de chuva para a noite desta sexta-feira (6). O ar fica menos abafado. Essa chuva pode ser volumosa em alguns pontos da Grande Vitória e, também em alguns pontos das regiões Nordeste, Noroeste, Serrana e Grande Vitória.
Já o sábado (07) deverá ser de tempo instável, com o sol quase não aparecendo. A previsão é de pancadas de chuva no decorrer do dia em todo o Estado e a temperatura deve permanecer estável.

No domingo (08), o sol volta a aparecer entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia em todas as regiões do Espírito Santo.
A tendência é que a segunda-feira (09) comece com sol no Estado, mas as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva entre a tarde e à noite.

Já a terça-feira (10) deve ter predomínio de sol nas terras capixabas. No entanto, existe a possibilidade da ocorrência de pancadas isoladas de chuva na região do Sul-Caparaó e do ABC Capixaba (Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado), apenas.

A meteorologista Thabata Brito disse que ainda é necessário muita água para normalizar a situação dos rios e que é muito possível que isso não aconteça nos próximos meses. No início da semana, o Santa Maria estava com a vazão de 2,9 mil litros por segundo, pouco mais de 8% do volume esperado para a época.

Por conta disso, a Cesan reduziu a pressão da água disponível para abastecimento da Serra e cortou pela metade o fornecimento para o complexo de Tubarão, onde ArcelorMittal e Vale consomem juntas 1.200 litros de água por segundo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

14 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

18 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

18 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

21 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

21 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

22 horas atrás