Categories: Meio Ambiente

Chuva chega nas nascentes de rio que abastece a Serra

Situação do rio Santa Maria da vitória que abastece a Serra. Foto: Bruno LyraSituação do rio Santa Maria da vitória que abastece a Serra. Foto: Bruno Lyra
Situação do rio Santa Maria da Vitória que abastece a Serra. Foto: Bruno Lyra

Começa a chover nas cabeceiras do rio Santa Maria. Um boletim divulgado agora a pouco pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mostra que desde a última terça a chuva que chegou ao Estado já começou a cair sobre a bacia do rio Santa Maria da Vitória que abastece a Serra.

Na cidade de Santa Maria de Jetibá onde ficam as nascentes do rio o volume acumulado já e de 24 milímetros. Não foi divulgado o quanto choveu em Santa Leopoldina, outro município banhado pela bacia. Na Serra, o acumulado é de 4 milímetros.

A previsão é de pancadas de chuva para a noite desta sexta-feira (6). O ar fica menos abafado. Essa chuva pode ser volumosa em alguns pontos da Grande Vitória e, também em alguns pontos das regiões Nordeste, Noroeste, Serrana e Grande Vitória.
Já o sábado (07) deverá ser de tempo instável, com o sol quase não aparecendo. A previsão é de pancadas de chuva no decorrer do dia em todo o Estado e a temperatura deve permanecer estável.

No domingo (08), o sol volta a aparecer entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia em todas as regiões do Espírito Santo.
A tendência é que a segunda-feira (09) comece com sol no Estado, mas as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva entre a tarde e à noite.

Já a terça-feira (10) deve ter predomínio de sol nas terras capixabas. No entanto, existe a possibilidade da ocorrência de pancadas isoladas de chuva na região do Sul-Caparaó e do ABC Capixaba (Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado), apenas.

A meteorologista Thabata Brito disse que ainda é necessário muita água para normalizar a situação dos rios e que é muito possível que isso não aconteça nos próximos meses. No início da semana, o Santa Maria estava com a vazão de 2,9 mil litros por segundo, pouco mais de 8% do volume esperado para a época.

Por conta disso, a Cesan reduziu a pressão da água disponível para abastecimento da Serra e cortou pela metade o fornecimento para o complexo de Tubarão, onde ArcelorMittal e Vale consomem juntas 1.200 litros de água por segundo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vale abre processo seletivo para todos os níveis de escolaridade e contratação imediata

A Vale abriu processo seletivo com vagas para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A Vale, uma das maiores…

47 minutos atrás

Habemus papam: fumaça branca sai da chaminé e novo Papa é escolhido

Crédito: Divulgação ANDRÉ FONTENELLE A Igreja Católica já tem um novo papa. Passados 16 dias da morte de Francisco, a…

56 minutos atrás

Partido de Weverson e Vidigal abandona base de Lula — na Serra relação já é conflituosa há tempos

Crédito: divulgação. A bancada do PDT na Câmara Federal decidiu, nesta terça-feira (6), deixar oficialmente a base do governo Lula.…

1 hora atrás

Comunicados – 08/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

1 hora atrás

Chuva provoca dois acidentes na Norte-Sul, na Serra

Os acidentes aconteceram na avenida Norte Sul, na manhã desta quinta-feira (8). Crédito: Divulgação Dois acidentes foram registrados na manhã…

2 horas atrás

Serra +Cidadã: evento chega em Central de Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…

2 horas atrás