Categories: Economia

Chuva continua trazendo prejuízo para o comércio

Por Ana Paula Bonelli

Esse é o caso dos comerciantes da rua Carlos gomes, em Laranjeiras, que estão sofrendo por conta da interdição do Tobogã de Parreiral

Tobogã Interditado. O prazo para conclusão das obras é de sessenta dias. Foto: Conceição Nascimento

Prejuízo e pouco movimento. Essa é a reclamação dos comerciantes da rua Carlos Gomes, em Laranjeiras. O problema está acontecendo em função do estrago causado pelas chuvas do dia 30 de outubro na principal via de ligação entre Laranjeiras e Chácara Parreiral. Trata-se do Tobogã, que está completamente destruído, impedindo a passagem de veículos e pedestres.

Um dos estabelecimentos que está passando aperto por conta das obras é o bar Mercearia Botequim. No local o movimento caiu cerca de 50%, segundo a proprietária Patrícia Dias Cartoni. “As pessoas não conseguem chegar aqui. Em semanas normais a compra de cerveja era de 50 caixas. Para se ter ideia estou pedindo 23 caixas. Compra de carnes para porções eu nem fiz essa semana. Na quarta-feira, tínhamos 20 a 25 mesas de clientes ocupadas, agora são duas. Queremos agilidade na conclusão da obra”, cobra a empresária.

No caso da padaria Vitória Pan, a situação é ainda mais crítica. Somente esta semana seis funcionários foram demitidos. “O movimento caiu 70%. Não está tendo circulação de ônibus. Antes as pessoas passavam na padaria compravam pão e levavam para o serviço ou para casa, hoje perdemos esse montante. Este mês estamos fechando no vermelho. Imagina ter que cobrir uma despesa de R$ 30 mil, e o faturamento bruto só chegar a R$ 7 mil?”, declara Amarildo Fonseca, proprietário da panificadora.

No Armazém Produtos Naturais a queixa não é diferente. 30% a menos de clientes circulando na loja, segundo a caixa Sandra Pereira.

Sem o Tobogã, os veículos que estão em Laranjeiras ou Chácara Parreiral têm que fazer um desvio. As opções são pela ES 010 e Avenida Norte Sul ou pela Avenida Paulo Pereira Gomes, no trevo próximo ao Hospital Jayme Santos Neves.

O trecho em obras segue interditado, inclusive para a passagem de pedestres. A Prefeitura da Serra estima em sessenta dias o prazo para finalizar a recuperação do Tobogã.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Após ser baleado, homem morre em quintal na Serra

Crédito: Divulgação Na manhã deste domingo (13) um homem foi assassinado a tiros no bairro Mestre Álvaro, na Serra. O…

11 horas atrás

Serra mobiliza mais de 500 pessoas em rede de solidariedade em Nova Almeida

Foto: Filipe Oliveira Mais de 500 pessoas, entre servidores municipais, voluntários e equipes de apoio, foram mobilizadas para acelerar os…

2 dias atrás

Serra ganha novas linhas de ônibus do Transcol; veja quais

Foto: divulgação A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) divulgou que três novas…

2 dias atrás

EDP e Polícia Civil flagram furto de energia na Serra

Foto: divulgação Em ação conjunta, a Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia, encontraram uma ligação direita casos de…

2 dias atrás

Feriado com gastronomia e cultura no 1º Fest Santo Manguinhos

ES-010, em Manguinhos, na Serra. Crédito: Nelson Júnior O feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de…

2 dias atrás

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…

2 dias atrás