Categories: Economia

Chuva continua trazendo prejuízo para o comércio

Por Ana Paula Bonelli

Esse é o caso dos comerciantes da rua Carlos gomes, em Laranjeiras, que estão sofrendo por conta da interdição do Tobogã de Parreiral

Tobogã Interditado. O prazo para conclusão das obras é de sessenta dias. Tobogã Interditado. O prazo para conclusão das obras é de sessenta dias.
Tobogã Interditado. O prazo para conclusão das obras é de sessenta dias. Foto: Conceição Nascimento

Prejuízo e pouco movimento. Essa é a reclamação dos comerciantes da rua Carlos Gomes, em Laranjeiras. O problema está acontecendo em função do estrago causado pelas chuvas do dia 30 de outubro na principal via de ligação entre Laranjeiras e Chácara Parreiral. Trata-se do Tobogã, que está completamente destruído, impedindo a passagem de veículos e pedestres.

Um dos estabelecimentos que está passando aperto por conta das obras é o bar Mercearia Botequim. No local o movimento caiu cerca de 50%, segundo a proprietária Patrícia Dias Cartoni. “As pessoas não conseguem chegar aqui. Em semanas normais a compra de cerveja era de 50 caixas. Para se ter ideia estou pedindo 23 caixas. Compra de carnes para porções eu nem fiz essa semana. Na quarta-feira, tínhamos 20 a 25 mesas de clientes ocupadas, agora são duas. Queremos agilidade na conclusão da obra”, cobra a empresária.

No caso da padaria Vitória Pan, a situação é ainda mais crítica. Somente esta semana seis funcionários foram demitidos. “O movimento caiu 70%. Não está tendo circulação de ônibus. Antes as pessoas passavam na padaria compravam pão e levavam para o serviço ou para casa, hoje perdemos esse montante. Este mês estamos fechando no vermelho. Imagina ter que cobrir uma despesa de R$ 30 mil, e o faturamento bruto só chegar a R$ 7 mil?”, declara Amarildo Fonseca, proprietário da panificadora.

No Armazém Produtos Naturais a queixa não é diferente. 30% a menos de clientes circulando na loja, segundo a caixa Sandra Pereira.

Sem o Tobogã, os veículos que estão em Laranjeiras ou Chácara Parreiral têm que fazer um desvio. As opções são pela ES 010 e Avenida Norte Sul ou pela Avenida Paulo Pereira Gomes, no trevo próximo ao Hospital Jayme Santos Neves.

O trecho em obras segue interditado, inclusive para a passagem de pedestres. A Prefeitura da Serra estima em sessenta dias o prazo para finalizar a recuperação do Tobogã.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 08/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

9 horas atrás

Polícia prende jovem que atirou na cabeça de passageira em ônibus do Transcol na Serra

A Polícia Civil prendeu um jovem suspeito de atirar na cabeça de uma passageira em ônibus do Transcol na Serra.…

10 horas atrás

Atacadão diz lamentar venda de alimentos vencidos em sua loja na Serra

Operação da Polícia Civil encontrou carnes e alimentos vencidos em dois supermercados da Serra. Crédito: Divulgação O supermercado Atacadão, pertencente…

10 horas atrás

Domingo tem festival de pagode em homenagem ao Dia das Mães na Serra

Entre os nomes confirmados no festival de pagode, na Serra, estão Pagode & Cia, Chopp Samba, Pagolance, Sem Medida, Resenha…

10 horas atrás

Crédito do Trabalhador: como o empregador pode ajudar a proteger o salário dos colaboradores

Para muitos trabalhadores, a antecipação de salário ou o crédito consignado parecem soluções rápidas. Crédito: Divulgação Empresas têm papel estratégico…

11 horas atrás

Fortlev abre vagas de emprego de nível fundamental e médio na Serra

A Fortlev abriu vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental, médio ou técnico. Crédito: Divulgação A Fortlev, uma das…

11 horas atrás