Segue chovendo intensamente na Serra nesta quarta-feira (13) e as conseqüências vão aparecendo em diversos cantos da cidade. Imagens capturadas agora há pouco, mostram a formação de um imenso lago na pastagem existente na baixada entre o Mestre Álvaro e o Jardim Botânico (Horto Municipal), na Serra Sede.
Todo o aguaceiro é resultado da cheia do córrego Dr Róbson, que desce o Mestre Álvaro, e também de outros cursos d’água menores que escoam dos bairros do entorno. Daquele ponto, o Dr. Róbson segue em direção ao bairro Vista da Serra, onde o riacho foi canalizado e agora transborda, afetando casas e vias públicas.
Um dos canais que passa dentro do Jardim Botânico, que normalmente tem volume pequeno e às vezes até seca em períodos de estiagem mais intensos, virou uma ‘furiosa’ torrente, conforme mostra o vídeo abaixo feito por morador da Sede.
Depois de drenar a região da Serra Sede e Planalto Serrano, o Doutor Róbson desce até a lagoa Juara. Esta por sua vez, forma o rio Jacaraípe.
Moradores da região de Jacaraípe informam, que até o momento, não houve transbordamento do rio nem da lagoa Juara. O que há são acúmulos pontuais de água em algumas ruas.
Vale lembrar que em dezembro de 2013 Jacaraípe sofreu a pior enchente já registrada e em 2014 a Prefeitura da Serra iniciou obra de dragagem e alargamento do leito do rio. Intervenção que teve intenso impacto ambiental, mas que se espera que amenize o problema das enchentes nos bairro Lagoa, das Laranjeiras, São Patrício e Residencial Jacaraípe.