Por conta das fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas, a Serra já possui duas casas interditadas e sete moradores desalojados. As informações foram repassadas pela Defesa Civil Estadual. Segundo o órgão, a cidade também registra um acumulado de 74,55 de chuva em apenas um dia. A previsão aponta mais chuva intensa nas próximas horas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Serra está inclusa numa lista de municípios capixabas com risco grave para alagamentos e deslizamentos.
E segundo a Defesa Civil, alguns problemas já estão acontecendo. É o caso de duas residências que foram interditadas no bairro Diamantina. Segundo o boletim divulgado pelo Governo do Estado, houve um movimento de massa próximo as duas casas e por esse motivo, os moradores foram orientados a sair dos locais para outro lugar com segurança. Não foram passadas informações pessoais sobre as vítimas, mas todos estão abrigadas.
Ainda segundo a Defesa Civil, no total, a Serra já possui sete moradores desalojados – pessoas que foram obrigadas a abandonar temporariamente ou definitivamente sua habitação. No entanto, não é possível afirmar que esses são todos moradores das duas casas interditadas, pois esses detalhes não foram repassados. A cidade também foi classificada com risco hidrológico moderado – volume de chuva nas bacias hidrográficas.
As cidades capixabas onde mais choveu no Espírito Santo foram: Guarapari, Anchieta, Vila Velha, Piúma, Vitória, Serra, Fundão, Rio Novo do Sul e Cariacica.
Na Serra, a Defesa Civil está em plantão. Em qualquer caso de problema iminente que pode ser causado pelas fortes chuvas, como alagamentos e deslizamentos de encostas, o morador deve entrar em contato imediatamente com o órgão. O telefone de plantão é: 27 99938-9500.
Previsão de mais chuva forte e riscos de alagamentos e deslizamentos
Segundo previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) há um alerta de acumulado de chuva e ventos intensos para diversas cidades do estado, incluindo toda a Serra e todos os outros municípios da Grande Vitória. Há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades com áreas de risco.
O alerta é válido para os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Atilio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Domingos Martins, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.