Ainda longe de resolver uma das piores secas da história do ES, as chuvas que caíram na semana passada melhoraram um pouco a situação dos rios que abastecem a Grande Vitória.
O Santa Maria, que atende a Serra, zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão – cerca de 700 mil pessoas – está com vazão de 5,4 mil litros por segundo, de acordo com medição feita nesta terça (03) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos.
O nível crítico do rio é 3,8 mil litros por segundo e a Cesan capta 2,7 mil litros. Dias antes da chuva, o nível chegou a 2,8 mil litros. Praticamente toda a água que chegava no rio era retirada pela pela Cesan, deixando o Santa Maria sem vazão para a baía de Vitória.
Mesmo assim a situação ainda é muito ruim, já que a média histórica de vazão do rio em novembro ultrapassa 18 mil m3.
Já o rio Jucu, que atende Cariacica, Vitória (a parte da ilha) e Vila Velha – cerca de 1 milhão de pessoas – está com 15,1 mil litros por segundo. O rio chegou a ficar com pouco mais de 5 mil litros, índice considerado crítico.
A média do Jucu para novembro é de 30 mil litros por segundo.
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…