Categories: Meio Ambiente

Chuva na Serra foi a maior já registrada

Por Anderson Soares

O bairro Guaraciaba entre Parreiral e Laranjeiras foi um dos mais atingidos. Foto: Internauta Tiago SilvaO bairro Guaraciaba entre Parreiral e Laranjeiras foi um dos mais atingidos. Foto: Internauta Tiago Silva
O bairro Guaraciaba entre Parreiral e Laranjeiras foi um dos mais atingidos. Foto: Internauta Tiago Silva

As chuvas que desabaram ontem sobre a Serra foram as maiores já registradas na história do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper). A informação está no site do órgão.

Segundo a publicação as regiões do Civit I, Laranjeiras e Novo Horizonte foram as mais afetadas. Em Novo Horizonte, bairro vizinho ao complexo industrial de Tubarão, choveram impressionantes 385 milímetros(mm).

Em Barcelona foram 314mm. Serra Dourada, 317mm. Para se ter uma ideia de como o volume foi concentrado, na Serra – sede e Carapina choveu respectivamente 148mm e 186mm, volumes também expressivos, mas longe do absurdo observado em outros bairros.

Segundo o site do Incaper, tanta chuva foi provocada por ventos em altitudes de 5km a 10km girando em sentido horário, fenômeno chamado de vórtice ciclônico. Na publicação foi explicado também que este sistema pode ainda interagir com vales, montanhas e aumentar ainda mais a chuva. A Serra fica aos pés do Mestre Álvaro, que tem 833 m de altitude.

Drama

Rua alagada em Novo Horizonte. Recorde e situação dramática na baixada do bairro. Foto: Reprodução FacebookRua alagada em Novo Horizonte. Recorde e situação dramática na baixada do bairro. Foto: Reprodução Facebook
Rua alagada em Novo Horizonte. Recorde e situação dramática na baixada do bairro. Foto: Reprodução Facebook

Novo Horizonte, bairro que bateu o recorde de chuva, lado esquerdo da Avenida Brasil, sentido Carapina x Praia de Carapebus foi o mais afetado.

Trata-se do fundo de vale do córrego São Diogo. Segundo o presidente da Comunidade, Sebastião Pinheiro, em várias casas o nível de água chegou próximo ao teto.

Ele disse que a Defesa Civil não tinha ido ao bairro até às 11h de hoje(31) mas uma máquina da Prefeitura foi disponibilizada para ajudar a diminuir os impactos.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Evite a malha fina: especialista da XP revela os 3 erros mais comuns no IR 2025

Foto: divulgação Em 2024, mais de 1,4 milhão de brasileiros tiveram suas declarações retidas na malha fina — Espírito Santo…

1 hora atrás

Concurso público com mil vagas de nível médio tem salários de até R$ 7 mil no Estado

O concurso público oferta mil vagas de nível medio e salários de R$ 7 mil. Crédito: Divulgação Um novo concurso…

1 hora atrás

ASES reúne empresários para debater os impactos do protecionismo americano na economia do ES

Foto: divulgação Na próxima quarta-feira, 14 de maio, a ASES (Associação dos Empresários da Serra) realiza a 224ª edição do…

1 hora atrás

Sábado tem especial Abba com Blacksete em cervejaria da Serra

Com 26 anos de trajetória, a Blacksete foi fundada em dezembro de 1997 e se consolidou como uma das bandas…

1 hora atrás

Rodada de petiscos, rock e cerveja gelada em cervejaria de Bicanga no fim de semana

Além de muito rock and roll tem rodada de petiscos na Cervejaria Incrível, em Bicanga. Crédito: Divulgação A Cervejaria Incrível,…

2 horas atrás

Jac Hunter tem bom desempenho e chama a atenção pelo custo-benefício

Se tem um mercado competitivo, é o de picapes. Cada vez mais, as picapes médias vêm crescendo e subindo de…

2 horas atrás