Gabriel Almeida
Com as fortes chuvas dos últimos dias, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) suspendeu o rodízio de abastecimento de água na Serra e nos outros locais abastecidos pelo rio Santa Maria da Vitória.
A suspensão do racionamento foi aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) e entra em vigor a partir das 12 horas desta quinta (17). O abastecimento voltará em toda a Serra, a região continental de Vitória (bairros após o Canal da Passagem sentido capital x Serra), Praia Grande, em Fundão e parte de Cariacica.
De acordo com a Cesan também será permitido a captação de água para irrigação durante a noite, das 18h às 5h. Durante o dia ainda não é permitido. Lembrando que a cabeceira do Santa Maria fica na região que produz boa parte das hortaliças consumidas na Grande Vitória.
A medida foi tomada após as fortes chuvas que recuperaram a vazão acima e no curso do rio. A represa de Rio Bonito alcançou 38% da capacidade o que permite manter o abastecimento normalizado.
Porém, até o momento da redação desta matéria, a Agência Estadual de Recursos Hídricos não havia atualizado o dado da vazão do rio. A última medição, feita na quarta –feira (09) passada apontava 3,1 mil litros por segundo, abaixo do nível crítico que é de 3,8 mil litros. E muito aquém da média de longo prazo para esta época do ano, onde o rio despeja 18 mil litros d’água por segundo.
Em um balanço realizado pela Cesan o racionamento resultou em uma redução de 15% no sistema que capta água no rio Santa Maria. Já no rio Jucu foram 12% de redução. Foram ao todo 1,6 bilhões de litros de água economizados.