A segunda quinzena de março será de muita diversão em sete cidades do Espírito Santo. É que a companhia carioca Nopok chega ao Estado para apresentação do espetáculo “Carrilhão”, que mistura a diversão de variados números de circo com o encantamento do teatro, remetendo ao lúdico do picadeiro com um show divertido que combina a arte do improviso e números do circo tradicional. Tudo ao ar livre.
O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e fará sete apresentações gratuitas, com classificação livre, e nos próximos dias irão levar o lúdico para as ruas das cidades de João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Fundão e Anchieta. O evento contará ainda com a participação de artistas locais. Além disso, o grupo também irá realizar oficinas de circo para artistas dessas localidades e população em geral.
Apresentado pelos atores Fernando Nicolini e Daniel “Chicho” Poittevin, “Carrilhão” é uma das obras-primas do Grupo Nopok, explorando o universo dos mercadores de todos os tempos e lugares. Através de uma fusão magistral entre circo e teatro, Nicolini e Poittevin se desdobram em uma variedade de personagens e narrativas, trazendo à tona reflexões sobre o valor das trocas e dos encontros humanos.
“É uma fusão das linguagens do circo e do teatro. Nós nos desdobramos entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas. Alguns números circenses ganham destaque, como a parada de mão, o rola rola e os monociclos altos”, contou Fernando Nicolini.
Sobre o Grupo Nopok
Desde sua fundação em 2007, o Grupo Nopok – Companhia de Circo e Teatro do Rio de Janeiro
– tem se dedicado incansavelmente à construção de uma linguagem própria no vasto universo do circo e da comicidade. Com uma trajetória marcada pela mistura de linguagens, habilidades diversas e um contato direto e cativante com o público, o grupo se estabeleceu como uma referência no cenário das artes cênicas contemporâneas.
Fernando Nicolini, um dos fundadores do Coletivo Nopok, traz consigo uma bagagem de experiência que remonta ao ano de 2001, quando iniciou seu trabalho circense. Formado pela Faculdade Angel Vianna de Dança Contemporânea e com passagem pela Escola Nacional de Circo/RJ, Nicolini associa técnicas circenses ao trabalho cômico, incorporando dança e comédia física em suas performances.
Ao lado de Nicolini, encontra-se Daniel “Chicho” Poittevin, um multiartista versátil que começou sua jornada circense em 1998. Após sua formação na Escola Nacional de Circo/RJ em 2006, Poittevin co-fundou o Coletivo Nopok, onde sua pesquisa se concentra no cruzamento de linguagens e na exploração da comicidade e das habilidades circenses.
Programação – Espetáculo Carrilhão
João Neiva
- 19/03 – apresentação circense Local: Praça Matriz
- Horário: 19 horas
- Em caso de chuva: Mercado Municipal 20/03 – oficina
Ibiraçu
- 21/03 – oficina de teatro
- 22/03 – apresentação circense Local: rua dos Correios Horário: 19 horas
- Em caso de chuva: Complexo Cultural Roque Peruch
Aracruz
- 23/03 – apresentação circense
- Local: Praça Monsenhor Guilherme Schmitz Horário: 20 horas
- Em caso de chuva: Teatro Municipal Professor José Maria Coutinho
- 25/03 – oficinas no Teatro Municipal Professor José Maria Coutinho – CRJ Centro de Referência da Juventude
Fundão
- 26/03 – apresentação circense
- Local: Ginásio Poliesportivo Peronia da Vitória Vieira Horário: 19 horas
- 27/03 – oficina de teatro
Anchieta
- 28/03 – oficinas no CEU das Artes 29/03 – apresentação circense
- Local: Centro de Anchieta – próximo ao centro cultural Horário: 19 horas
- Em caso de chuva: CEU das Artes