No último fim de semana, o ciclista da Serra Clebes José André, de 32 anos, participou do Campeonato Brasileiro de Master, na Bahia. O serrano conseguiu ficar em 4º e 6º lugares, em provas distintas na mesma competição. Essas conquistas somam ainda mais na carreira do atleta, que encontrou no esporte uma renovação de vida.
Ele já pratica ciclismo há dois anos e diz que sempre gostou de bike. Porém, a admiração pelo esporte não foi o único motivo que o incentivou a pedalar. “ Entrei no esporte para me livrar do cigarro, vício antigo em minha vida. Graças à corrida de rua e ao ciclismo, consegui largar o problema “, revela.
De lá pra cá, Clebes só recebeu benefícios. Qualidade de vida, saúde e prazer no que faz são os resultados que, hoje, ele não abre mão e se orgulha de ter alcançado. “Hoje sou feliz no esporte e tenho uma esposa e filho me apoiando sempre”, comemora o ciclista, que faz parte da equipe ACSES, Associação de Ciclistas Serra ES. Clebes não pretende sair tão cedo do mundo das duas rodas. Ele quer participar de mais provas e ajudar os jovens na opção pelo esporte. “Tenho vontade de incentivar atletas mais novos a procurarem o esporte, com intuito de fortalecer o nosso Estado para melhores resultados”, destaca.
Apesar da grande vontade, a dificuldade com falta de incentivo também está presente no ciclismo, assim como em vários esportes no Espírito Santo. “Conto com apoio da empresa onde trabalho, sem eles não teria conquistado meus
resultados. Porém, precisamos de patrocínio das nossas prefeituras e governo, que muitas vezes, não correspondem às expectativas”, conta.
Conquistas
Seus resultados mais recentes, alcançados na última semana no Brasileiro de Master, foram o 4º lugar na prova “Resistência 90km” e um 6º lugar na prova Contra-Relógio de 18km Velocidade. Este ano foi 2º colocado na categoria Master, corrida de Inconfidência Mineira, em Minas Gerais. Também em 2º na corrida Padre José de Anchieta, na categoria Master, aqui no Estado. No ano passado, foi campeão no ranking estadual e, em 2014, está entre os três melhores na categoria Master 30/34. Ele também é bicampeão da Corrida de Montanha, que acontece todos os anos de Fundão a Santa Teresa.