Notícias

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue para a Serra Sede. Crédito: Edson Reis

Fé, cultura e tradição vão marcar o encerramento do ciclo folclórico-religioso de São Benedito e São Sebastião na Serra, com as tradicionais Derrubadas dos Mastros, que acontecem neste fim de semana em três regiões do município. O ciclo, iniciado no começo de 2024, chega ao fim com celebrações em Manguinhos e Nova Almeida, no sábado (19), e na Serra Sede, no domingo (20).

Em Nova Almeida, a programação começa às 18h de sábado, em frente à Igreja dos Reis Magos, com a participação da Banda de Congo de São Benedito e São Sebastião, animando o público com cânticos e tradições que remontam à fé popular capixaba.

Ainda no sábado, às 19h, será a vez de Manguinhos realizar sua tradicional Derrubada do Mastro de São Sebastião, na vila do balneário. A festividade contará com apresentações das bandas Jovens de Manguinhos e Congo Mirim de Sant’Ana, promovendo um encontro de gerações em torno do congo.

+ Véspera de feriado com Laila Orlande em bar da Serra

O encerramento oficial acontece no domingo (20), às 19h30, na Serra Sede, com a Derrubada do Mastro de São Benedito em frente à Igreja Matriz. A celebração reunirá diversas bandas de congo do município: Congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra, Konshaça, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, São Benedito de Santiago, além da tradicional Banda de Música Estrela dos Artistas. A noite será finalizada com vivas a São Benedito e um show pirotécnico, que promete colorir o céu da cidade com fé e alegria.

Para o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Anderson Madeira, o evento representa a preservação da memória e da identidade local: “Fortalecer as tradições folclóricas e culturais, que são patrimônio da nossa cidade, é um dos nossos compromissos. Essas festas garantem a continuidade de um espaço de devoção e celebração. Cada tradição é um testemunho vivo da nossa história e das nossas raízes”, destacou.

A Derrubada do Mastro é organizada pela Associação das Bandas de Congo da Serra e conta com o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Leilão do Governo do Estado oferta carros com lances a partir de R$ 2 mil

O leilão do Governo do Estado oferta carros com lances a partir de R$ 2 mil. Crédito: Divulgação A Secretaria…

29 minutos atrás

Vereador da Serra diz que comissão que trata de minorias é “irrelevante” e causa constrangimento

Antonio CEA: Crédito divulgação Uma atualização no Regimento Interno da Câmara da Serra causou constrangimento durante a sessão plenária. O…

47 minutos atrás

Semana começa com 1.155 vagas de emprego abertas por empresas da Serra

As vagas de emprego foram abertas por empresas da Serra. Crédito: Arquivo Tempo Novo | Ana Paula Bonelli Empresas instaladas…

1 hora atrás

Acidente grave na Serra: motorista morre ao bater carro em poste

O motorista morreu após colidir contra um poste na Serra. Crédito: Divulgação Um grave acidente registrado na noite deste domingo…

2 horas atrás

Jovens da Serra morrem em grave acidente em Santa Teresa

Os dois jovens eram moradores da Serra e estudavam no Ifes de Santa Teresa. Crédito: Divulgação Dois jovens da Serra,…

2 horas atrás

Tartaruga é encontrada com diversos tumores pelo corpo na Serra

Reprodução Ibraff Uma jovem tartaruga-verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada encalhada na manhã de sábado (10), na Praia do…

1 dia atrás