Categories: Economia

Cidade tem fábrica de chope artesanal

Por Clarice Poltronieri (freelancer)

Maior e mais industrializada cidade do Espírito Santo, a Serra sempre reserva uma boa surpresa. Uma delas tem as cores e sabores desenvolvidos por empresários que apostam no crescimento do mercado de chopes artesanais: trata-se do Brusk Chopp, cuja fábrica funciona em Novo Horizonte desde 2007.

A história começou quando o mestre cervejeiro Emiliano Gaúcho, formado pela Dado Beer de Porto Alegre, desenvolveu uma fórmula artesanal de produção de chope, em Santa Luzia, Minas Gerais. Lá nasceu a primeira fábrica do chope Brusk, em 2001. Em 2007, a experiência foi trazida para a Serra.

Segundo o proprietário da empresa, Carlos Alberto ‘Gaúcho’ Tolentino, a filosofia é oferecer um produto de qualidade diferenciada a um público mais exigente. Com um investimento inicial de cerca de R$ 300 mil, Tolentino disse que o município foi escolhido por causa da qualidade de água, da expansão do mercado e da posição da cidade no contexto capixaba. A empresa possui duas filiais de vendas, uma em São Mateus e outra em Linhares.

O empresário explicou que o diferencial do chopp está na ausência de produtos químicos e conservantes no processo de produção. “Como o processo é artesanal e sem adição de produtos para conservação, o chope é feito para consumo imediato, pois sua validade é de quatro dias. O processo artesanal diminui inclusive a ressaca, sensação comum a quem consome os chopes industrializados”, explica.

 

Chope x cerveja

A diferença da produção de chope para a de cerveja é que essa recebe uma etapa a mais na sua fabricação, onde recebe mais gás e os produtos químicos. Isso torna o chope uma bebida de baixa fermentação, mais fresca e com menos gás que a tradicional “cervejinha”. Os ingredientes usados são uma água de boa qualidade, malte (feito da cevada), cereais cervejeiros, carboidratos e lúpulo. A empresa possui registro no Ministério da Agricultura e gera quatro empregos diretos. A produção ainda é pequena, cerca de dez barris por semana.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem é encontrado morto com pés amarrados na Serra

Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O caso ocorreu no…

14 horas atrás

Mara Barcelos lança dois livros sobre saúde neste domingo (22)

Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…

15 horas atrás

7 dicas para manter a alimentação saudável das crianças nas férias

Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…

15 horas atrás

Calor intenso: como proteger cães e gatos durante as altas temperaturas?

Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…

16 horas atrás

Balneário de Carapebus ganha nova escola

A nova estrutura da EMEF Carla Patrícia representa investimento de R$ 13.144.839,51/ Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira A comunidade…

16 horas atrás

Diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba entre os 100 Mais Influentes da Saúde no Brasil

Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…

2 dias atrás