Thiago Albuquerque
A Serra segue sendo a cidade que mais se mata no ES. Porém, é nítida a queda no número de assassinatos no município. Tanto que, entre janeiro e novembro de 2016, 250 pessoas foram assassinadas, enquanto que no mesmo período do ano passado foram contabilizados 293 homicídios na Serra. Uma redução de 14%. Os números são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Essa redução fica clara quando se observa apenas o mês de novembro, onde 15 pessoas perderam a vida para a violência, uma redução de 31% se comparada ao mesmo mês de 2015 onde 22 casos foram registrados.
A Sesp ainda não tem dados oficiais sobre dezembro. Mas segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues, a tendência de queda deve permanecer. Isto porque, segundo Nylton, que também é Coronel da PM, até o último dia 19 quatro homicídios haviam sido registrados.
O secretário destaca que a taxa de assassinatos caiu quase pela metade em oito anos na Serra. “Até agora 2016 tem o menor número de homicídios em 16 anos. Em 2008 a taxa chegou a 105 homicídios para cada grupo de cem mil habitantes Em 2016 devemos fechar com a taxa de 55 homicídios para cada grupo de cem mil habitantes. Em números absolutos, em 2008 tivemos 431 homicídios na Serra. Em 2016 estamos caminhando para fechar o ano com 275 homicídios”.
Apesar do declínio no número de casos, os últimos anos não foram marcados só pela liderança da Serra nessa macabra estatística, mas pelo aumento da diferença em relação às suas co-irmãs da Região Metropolitana. Em algumas ocasiões a matança na Serra chegou a representar mais de 50% dos casos na Grande Vitória, mesmo a cidade tendo pouco menos de 1/3 da população metropolitana.
Mas, neste último mês de novembro, até essa tendência deu uma freada. Vila Velha com 14 mortes, quase empatou com os 15 casos da Serra. Em seguida, Cariacica com dez, Guarapari com três, Vitória com dois. Não houve registro de assassinatos em Viana e Fundão no período.
Com isso, das 44 mortes na Grande Vitória, 34% foram na Serra. Em relação ao Estado, que teve 78 registros em novembro, a cidade foi palco de 19% dos casos.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…