Clarice Poltronieri
O aumento no consumo causado pela chegada das festas de fim de ano, além de uma pequena melhora na economia, em comparação a 2016, devem gerar cerca de 1 mil vagas temporárias na Serra. E para quem ainda está desempregado, esta é a hora de colocar o currículo na bolsa e sair em busca de uma oportunidade, até porque muitos dos contratados acabam sendo efetivados no final do período.
De acordo com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as lojas e supermercados são os setores que mais contratam nesta época do ano. “Só na Serra, as contratações temporárias devem gerar 1 mil vagas, especialmente nas vendas diretas de roupas, calçados, acessórios e supermercados. Este ano a Black Friday apontou uma melhora no comércio e a expectativa é de haja um crescimento de 5% de empregos”, opina.
Para o presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), João Falqueto, o setor na Serra já fez ótimas contratações e o fim do ano vai aumentar em mais 5%. “Tivemos a abertura de duas novas redes e ampliação de três lojas, que gerou muitos empregos este ano na Serra. E para o fim do ano o setor deve aumentar em 5% as contratações e a metade dessas vagas devem se tornar definitivas”, afirma.
A Federação do Comércio do estado (Fecomércio) entende que o pior da crise já passou e aposta no crescimento do setor. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, para este anosão previstas 5 mil contratações temporárias até dezembro em todo o Estado (considerando a partir de setembro) e destas, cerca de 1,5 mil (30%) devem se tornar efetivas.
A expectativa, ainda segundo a Fecomércio, é de que as vendas apresentem uma alta de 2,3% e uma movimentação de R$2,7 bilhões no varejo. O número parece pequeno, mas em comparação aos dois últimos que registraram queda (-7,9% em 2016 e -10,4% em 2015) aponta um crescimento considerável.
Como conseguir
Nesta época do ano, quem quer se candidatar a uma vaga temporária precisa ‘bater perna’ com o currículo debaixo do braço. Isso porque a maioria dos estabelecimentos deixa avisos na própria loja a necessidade de contratação.
Outra opção é procurar o Centro Regional de Assistência Social (Cras) e verificar as vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine).