Categories: Notícias

Cidade tem pelo menos 13 bairros com áreas de risco

Alagamento na região de José de Anchieta II e Jardim Tropical em 2013. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Gabriel Almeida

Se a secura que castiga o estado há três anos não se repetir nesta primavera, as chuvas devem aumentar de intensidade nas próximas semanas. E com elas, os riscos de alagamentos e deslizamentos.  Segundo a Defesa Civil do município, há pelo menos 13 bairros com áreas de risco no município e que estão sob monitoramento.

Através da assessoria de imprensa, a Defesa Civil explicou que este número não é fixo, “devido à ocorrência de chuvas e consequências de ocupações irregulares ou um acidente, por exemplo, por isso a lista tem de ser revisada constantemente”.

Por ora, frisa a assessoria, há áreas sujeitas a deslizamento em Planalto Serrano, José de Anchieta II, Nova Carapina,bairrodas Laranjeiras, Lagoa, Residencial, Carapina Grande, Cidade de Pomar, Belvedere, Vila Nova de Colares e em Jardim Tropical. Para reduzir os riscos em Anchieta II, o município concluiu recentemente um muro de arrimo no local conhecido como Garganta do Diabo.

Já os bairros que onde existem áreas de risco de alagamentos são Eldorado, Vila Nova de Colares, Serramar, Feu Rosa e na grande Jacaraípe nas áreas mais próximas ao rio que dá nome a localidade.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o monitoramento dessas regiões é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por membros do próprio órgão e também por gente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Obras. Segundo a prefeitura, esta equipe visita as áreas de risco e atualiza as informações.

No início da semana uma chuva de moderada intensidade atingiu a Grande Vitória. Dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) indicam que alguns pontos chegou a chover mais da metade do volume esperado para o mês de outubro, cuja média oscila de 120 a 150 milímetros (mm).

De acordo com o órgão, as chuvas em outubro na Grande Vitória devem ficar um pouco abaixo do normal, padrão que deve se repetir no norte e noroeste do ES. Só nas regiões serrana e sul é que são aguardadas chuvas dentro do padrão histórico.   

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

9 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

9 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

10 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

11 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

11 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

11 horas atrás