A Serra começa nesta quarta (30) a usar fumacê contra o Aedes aegypti, mosquito o transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Serão realizados três ciclos em cada bairro, com intervalos de três dias a partir da primeira aplicação.
Para fazer o serviço, os carros foram adaptados com bombas especiais para o inseticida específico que combate o Aedes, já que o fumacê comum não tem eficácia contra essa espécie de mosquito.
Esse tipo de serviço ainda não estava sendo feito porque o município não tinha recebido o inseticida especial do Ministério da Saúde, segundo informou há duas semanas o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin.
Os carros adaptados com bombas para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado cobrir todos os bairros do município. Clique no link http://www.serra.es.gov.br/site/download/1451391926815-itinerrio-de-ubv-pesado–2016-cinco-ciclos.pdf para saber quando irá ao seu bairro.
As ações serão realizadas sempre antes do nascer do sol e no pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Isso aumenta eficiência do borrifamento. Os horários fumacê são, pela madrugada/ manhã, de 3h30 às 7h30 e à tarde/noite de 17h30 às 21h30.
O UBV é uma ação de forma a complementar as atividades de combate ao mosquito no município e é utilizado para promover a rápida interrupção de transmissão das doenças. Ele tem este nome porque consiste na aplicação de inseticidas a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto.
A Prefeitura pede que na hora da passagem do fumacê os moradores abram as janelas de casa para a entrada do inseticida. Além desta ação, a Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as ações de combate aos focos do Aedes aegypti com mutirões em vários bairros.
Nas últimas semanas receberam combate Pitanga, Central Carapina, Carapina Grande, Planalto Serrano, Mestre Álvaro, Nova Carapina I e II, além de Feu Rosa. As ações contaram com o apoio do Exército.
Disque-Dengue
A Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura mantém os serviços do disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da Dengue ou pedir alguma ajuda, deve ligar para o tel. 3228-5394 que os agentes de combate visitam o local.