Categories: Meio Ambiente

Cientistas alertam que aquecimento global será a maior ameaça à saúde

Especialistas alertam para efeitos do aquecimento global sobre as pessoas e sistemas de saúde nos países. Impactos incluem novos padrões de doenças e maior perigo de desnutrição.As mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde do século 21. Milhões de pessoas já vêm sofrendo em vários lugares do mundo nas últimas duas décadas, afirmam cientistas e profissionais de saúde.

É que mostra relatório publicado na revista científica The Lancet na última quarta-feira (28) sobre os efeitos das mudanças climáticas.  De ondas de calor a superchuvas, passando por enchentes e incêndios, são vários os problemas climáticos associados ao aquecimento que já estão sobrecarregando sistemas de saúde em vários países.

O estudo, intitulado The Lancet Countdown on Health and Climate Change (Contagem regressiva sobre saúde e mudanças climáticas), envolveu a ONU, agências intergovernamentais e 27 instituições acadêmicas, abrangendo disciplinas que vão de saúde a engenharia e ecologia.

“Um clima num processo acelerado de mudança tem implicações terríveis para todos os aspectos da vida humana, expondo populações vulneráveis a extremos climáticos, alterando padrões de doenças infecciosas e comprometendo a segurança alimentar, a água potável e o ar limpo”, alerta o relatório, que estima que entre 2030 e 2050 a situação pode ocasionar 250 mil mortes a mais por ano.

“A falta de progresso na redução de emissões (de gases estufa) e no estabelecimento de capacidade de adaptação ameaça tanto vidas humanas quanto a viabilidade dos sistemas de saúde nacionais dos quais elas dependem”, conclui o relatório, que conclama todos os setores a fazerem mais para combater as mudanças climáticas.

Bolsonaro diz que pediu para cancelar conferência do clima

Na última quarta-feira (28), o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse a jornalistas que pediu ao futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que não fosse realizada ano que vem no país a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 25.

A Conferência discute mudanças climáticas no mundo e como as nações podem trabalhar para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa, que provocam a elevação da temperatura no planeta.

Bolsonaro disse também na quarta-feira que a preservação ambiental sufoca o agronegócio no Brasil. Ainda durante a campanha, em setembro, o então candidato ameaçou retirar o Brasil do Acordo de Paris, assinado por 195 para reduzir a emissão de gases poluentes que geram aquecimento anormal da Terra.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ceturb reforça transporte público para o Réveillon na Serra

Na Serra, o reforço da Ceturb será direcionado principalmente às linhas que levam às praias. Crédito: Divulgação A Ceturb preparou…

57 minutos atrás

Adolescente baleado na Serra morre

Divulgação O adolescente de 15 anos baleado na noite dessa quinta-feira (26) morreu após ser socorrido para o Hospital Estadual…

1 hora atrás

Especialista ensina como manter a qualidade do sono nas férias

A saúde do sono vai além de uma noite bem dormida/ Reprodução: Freepik As férias são um período aguardado por…

2 horas atrás

Réveillon na Serra terá queima de fogos e shows gratuitos em todas as praias

Vai ter programação nas seis praias da Serra e em Nova Almeida, uma das atrações é o Trio Clandestino que…

2 horas atrás

Forrofiá encerra 2024 com turnê especial em três estados brasileiros

Formado em 2018, o Forrofiá é um quarteto que domina o forró pé de serra, com cavaquinho, triângulo, zabumba e…

2 horas atrás

Comunicado – 27/12/2024

publicidade legal - 27-12-2024Baixar

3 horas atrás