smobile
[secondary_title]

Cinco alimentos que inflamam o corpo e agravam doenças

- PUBLICIDADE-

Adotar uma alimentação correta e equilibrada é um dos pilares de uma vida saudável. Por outro lado, alguns alimentos são muito prejudiciais, pois favorecem inflamações no organismo, contribuindo para o desenvolvimento de enfermidades e agravando os sintomas de doenças crônicas.

O consumo excessivo desses alimentos contribui para o desequilíbrio do organismo e ainda pode provocar o desenvolvimento de doenças, como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão e diversos tipos de câncer.

Quem já enfrenta doenças crônicas deve ter ainda mais cautela ao ingerir esses alimentos. Como eles desencadeiam o processo inflamatório, pioram os sintomas dessas enfermidades.

Uma dessas condições é o lipedema, doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura nas pernas e braços, e atinge principalmente o sexo feminino. O problema ainda não tem cura, mas um dos pilares do tratamento é a alimentação anti-inflamatória.

“O consumo de alimentos inflamatórios, como ultraprocessados, frituras, comidas ricas em muito açúcar e sódio, por exemplo, piora os sintomas do lipedema, que são dores, exaustão e inchaços, alterações no sono e até dificuldades na mobilidade, em razão do excesso de gordura nas pernas”, informou a nutricionista Thamires Pralon Favato.

A médica endocrinologista do Instituto Lipelife, Lusanere Cruz, alerta sobre o consumo de alimentos ultraprocessados e embutidos. “Biscoitos, refrigerantes, chips, embutidos, enlatados, sorvetes, doces industriais e fast foods são os verdadeiros vilões, pela adição de gordura hidrogenada, sódio, açúcar, conservantes e corantes”.

Outro exemplo é a endometriose, doença inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas na menstruação, migram para o ovário ou para cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. A condição pode ser muito dolorosa, causando principalmente cólicas fortes e exaustão, e também é agravada com a má alimentação.

+ Secreção vaginal nas gatas, o que pode ser?

“No caso de doenças crônicas, uma dieta saudável contribui para o alívio dos sintomas e, consequentemente, promove maior qualidade de vida dos pacientes. Já o consumo de alimentos inflamatórios, além de piorar essas condições,  aumenta o risco do desenvolvimento de outras enfermidades, como diabetes, doenças intestinais, cardiovasculares, entre outras”, alertou a nutricionista.

Apesar dos cuidados com a dieta, a endocrinologista Lusanere Cruz ressaltou que nenhum macronutriente ou micronutriente, como  carboidratos, gorduras, proteínas, fibras e vitaminas, deve ser eliminado da dieta, já que ela será para toda a vida.

“O que se preconiza é o menor consumo de carboidrato, escolher gorduras naturais não saturadas e dar preferência para alimentos não processados e integrais. Se algum alimento específico faz mal para uma determinada pessoa, outro do mesmo grupo deve ser escolhido”, ponderou a médica.

É importante lembrar que toda dieta deve ser prescrita por um profissional especializado, pois os alimentos podem provocar efeitos diferentes em cada pessoa. “O que é causa de inflação em uma paciente, pode não ser em outra”, esclarece a endocrinologista Lusanere Cruz.

Confira 5 alimentos inflamatórios que pioram doenças crônicas

1 – Ultraprocessados: alimentos embutidos, como salsicha, presunto, bacon e mortadela, são ricos em gordura saturada, gordura trans e outros componentes nocivos à saúde, agravando a inflamação.

2 – Açúcar: é considerado um alimento altamente inflamatório que, além de piorar os sintomas de doenças crônicas, como o lipedema, favorece o excesso de peso e o surgimento de diversas doenças.

3 – Alimentos ricos em sal: o excesso de sal na dieta pode levar à retenção de líquidos, agravando alguns sintomas, como inchaço, bastante ligado ao lipedema.

4 –  Carboidratos refinados: alimentos à base de farinha branca e glúten, como pães, biscoitos e bolos.

5 – Bebidas alcoólicas

 Fontes: médica endocrinologista Lusanere Cruz e nutricionista Thamires Pralon Favato, do Instituto Lipelife.

Ida de Saulinho a Brasília viabiliza a 1ª rádio legislativa municipal do ES

A Câmara Municipal da Serra está prestes a dar um grande passo na modernização da comunicação legislativa e no fortalecimento da transparência. A cidade...

Semana começa com céu nublado na Serra

A semana na Serra começou com céu nublado e chuvas rápidas em algumas regiões do município. Segundo a empresa Climatempo, o tempo deve seguir...

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 2.105

O Governo do Estado abriu um novo processo seletivo de nível médio para preencher vagas no cargo de assistente administrativo. O salário ofertado é...

Formas de proteger suas contas de redes sociais em 2025

A cada ano, as ameaças digitais evoluem e se tornam mais sofisticadas. Se antes era suficiente ter uma senha forte, hoje é necessário adotar...

Comunicados – 24/02/2025

publicidade legal - 24-02-2025Baixar

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola de samba Boa Vista na manhã deste domingo (23)....

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

Um ônibus se chocou contra uma árvore na tarde deste sábado (22) na estrada de Putiri, na Serra, deixando 22 pessoas feridas. De acordo...

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

Uma jovem motociclista de 24 anos morreu em um acidente de trânsito ocorrido neste domingo (23) na Rodovia Norte Sul, na altura de Carapina....

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

Na noite de quinta-feira (20), a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) resgatou duas aves silvestres presas em...
...