Prossegue até o dia 31 de março o prazo para que Associações de Moradores da Serra realizem assembleias para escolha de delegados que elegerão os novos dirigentes da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams).
A eleição da nova diretoria executiva da entidade está marcada para o dia 16 de abril, durante congresso da federação. Posteriormente, são escolhidos representantes da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), resposável por acompanhar as obras do Orçamento Participativo na cidade.
Estão cotados para disputar as eleições pela presidência da Federação o atual coordenador da Amo, Jean Carlo Cassiano (PSD); a educadora Marilene Gomes Almeida (PDT); Norma Souza (PT), partido que ensaia uma aproximação com o PCdoB; Dudu Moraes (Rede), que se diz independente e traz na vice José Alves; Jozelina Aguar Araújo, a Jôze (Pros).
“Queremos resgatar o poder da população e da Fams, o movimento popular, que é um poder independente. O Pros não entra neste debate político que está dividindo a Serra”, disse a pré-candidata Jôze.
Jean Cassiano ponderou que defenderá a valorização e a organização das Associações de Moradores. “É a mola propulsora da Fams e acredito que somente o povo pode mudar sua própria historia, através da luta organizada”, avaliou.
Já para a coordenação geral da Amo, especula-se o nome de Luzia Dias Barbosa (PcdoB). Com forte apelo eleitoral, o controle da Fams e da Amo é alvo de cobiça de diversos grupos políticos da cidade. De um lado estão candidatos afinados com o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e de outro aliados do ex-prefeito e atual deputado federal Sérgio Vidigal (PDT).
Ainda gravitam na corrida lideranças do PT, que busca aliança com o PDT e até PcdoB, mas encontra rejeição, e os que se dizem independentes. O grupo vencedor emitirá os primeiros sinais do sentimento do eleitorado em direção a este ou aquele candidato.