Pelo menos 5.114 pessoas portadoras do vírus HIV no Espírito Santo recebem tratamento antirretrovirais, cujo acompanhamento é feito nas 22 unidades do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em todo o Estado. A informação foi divulgada no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na manhã desta segunda (01), dia Mundial de Combate à Aids.
Também segundo dados da Sesa, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 86% no número de soropositivos (portadores de HIV) em tratamento no Espírito Santo. Em 2013, a taxa de detecção da doença na Região Metropolitana superou os números do interior do Estado: 21,8 casos novos para cada 100 mil habitantes contra 18,3.
O maior percentual de contágio continua sendo por via sexual (82,7%); com aumento no registro de casos de homens com idade entre 15 e 24 anos.
O número de casos acumulados desde 1985 é de 9.803, sendo a maioria do sexo masculino, 6.172 (62,9%); entre as mulheres o número chegou a 3.631 (37,2%).
Teste de graça na Serra
Na Serra, quem quiser fazer o exame anti-HIV e toda a triagem de DSTs, deve procurar uma unidade de saúde ou Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis Aids e Hepatites Virais do município, portando documento com foto. Não é necessário ter solicitação médica. O CTA fica localizado na rua Homero Pimentel Lopes, em Rosário de Fátima e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.
O atendimento nesses locais é inteiramente sigiloso e oferece o teste e o acompanhamento por uma equipe de profissionais de saúde. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.
CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST’s
Local: Rua Homero Pimentel Lopes, bairro Rosário de Fátima, Serra
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.