A partir do dia 4 de abril, a equipe do prefeito Audifax Barcelos (Rede) pode sofrer baixas. Secretários municipais, ordenadores de despesas, podem se desincompatibilizar, conforme determina o Calendário Eleitoral, para quem pretende disputar as eleições 2020. Em quatro de outubro, eleitores brasileiros vão as urnas eleger os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Entre os cotados e que ocupam pastas na prefeitura estão Lourência Riani (PT), secretária de Direitos Humanos e Cidadania; Elcimara Loureiro, Ação Social, Jolhiomar Massariol, Coordenadoria de Governo, (ambos Rede); Igor Elson, Serviços; Luciana Malini (PP), Políticas para a Mulher.
O TEMPO NOVO procurou os pré-candidatos para confirmar a desincompatibilização. Segundo Luciana Malini, “irei me desincompatibilizar do cargo de secretária em abril, por ser obrigatório”.
Elcimara desconversou. “Então, eu ainda estou avaliando a possibilidade com meu grupo de apoiadores. Não tenho nada definido”. Porém, tem seu nome tem sido ventilado como possível candidata a vereadora, inclusive, essa semana, até para a sucessão do prefeito Audifax, Elcimara foi listada.
Outro cotado para a sucessão do prefeito, Jolhiomar Massariol também despistou. “Estou de férias e não pensei nisso ainda”. Ele é braço direito de Audifax, mas nos bastidores o sentimento é de que Jolhiomar perdeu força para a sucessão.
O secretário de Serviços também tem seu nome colocado para a disputa majoritária. Ele não confirma. “Estou focado na gestão, mas é possível [desincompatibilizar]”. Igor, ao lado de Jolhiomar e Elcimara, está entre as apostas do mercado político para a sucessão.
Já a ex-vice-prefeita Lourencia Riani pontuou que seu nome sempre esteve à disposição do partido. “Estamos conversando internamente. Até abril estamos articulando a chapa de vereadores e teremos um tempinho para acertar os detalhes. No início de abril teremos essa decisão. Meu nome sempre esteve e continua à disposição do partido”, frisou.