O cineasta Roberto Cardoso lançará seu mais novo trabalho cinematográfico no próximo dia 7 de setembro. Gravado em Jacaraípe, na Serra, bairro onde o produtor reside, o filme “Favela x Favela” segue a linha das demais produções de Cardoso, que frequentemente retratam a violência nas periferias.
Em entrevista ao jornal Tempo Novo, Roberto Cardoso revelou que a ideia inicial era produzir uma websérie. No entanto, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos produtores independentes, ele decidiu transformar a produção em um filme.
“Era uma websérie que virou um filme, e vamos lançar no dia 7 de setembro no Centro Cultural e Esportivo Kasca Grossa, em Jacaraípe, na Serra. Todas as gravações ocorreram em Jacaraípe”, destacou.
O filme conta a história de um traficante traído por seu gerente. “A favela é dividida em duas, e Fernandão, vivido por Telespaulo Teixeira, quer a todo custo recuperar os 50% da favela que foi tomado. Porém, o Estado, através da polícia, atuará de forma incisiva no combate aos criminosos”, relata Roberto.
Assista ao trailer
Ao todo, 56 atores participaram das gravações de “Favela x Favela”. Entre eles, está o historiador e escritor Clério Borges, que faz o papel de secretário de Segurança Pública. Vale ressaltar que todos os atores envolvidos não são profissionais, mas se dedicaram ao máximo para tornar o filme uma obra atraente e envolvente.
“Também abordamos a questão das drogas, inclusive entre pessoas idosas, e inserimos uma mãe viciada em vez do filho, algo muito comum hoje em dia. Mostramos essa mãe sofrendo uma convulsão devido ao uso de drogas, quase perdendo a vida. É uma história muito impactante.”
Roberto Cardoso, morador de Jacaraípe, já produziu 23 obras audiovisuais. Entre seus principais trabalhos, destacam-se os filmes “Violência II” e “Escolta Armada”.