Neste sábado (24), Manguinhos vai virar um cinema aberto e gratuito. É que o local recebe o 21° Vitória Cine Vídeo Itinerante, na praça do bairro, a partir das 19h, com apresentação de curtas-metragens participantes do evento.
Para participar é só chegar com sua cadeira de praia. E ainda haverá sorteio de brindes entre os presentes ao final da sessão. Os cinco curtas-metragens exibidos são produções brasileiras recentes.
Um deles é o amazonense ‘Se Não…’, de Moacyr Freitas, é uma ficção que aborda o imaginário infantil sobre o velho do saco.
O curta carioca ‘A Culpa é do Neymar’, de João Ademar, é outra ficção e tem como personagem Jair, um botafoguense fanático que entra em delírio ao descobrir que o filho torce pelo Santos. Outro carioca, ‘À Festa. À Guerra’, de Humberto Carrão Sinoti, é mais uma ficção do Rio de Janeiro que propõe um olhar crítico sobre a política de uma cidade em meio ao carnaval.
A animação fluminense ‘Até a China’, de Marcelo Marão, mostra um personagem que vive aventuras e estranhamentos durante uma viagem para a China.
Já o curta que fecha a seleção é o capixaba ‘Insular’, de Tati W. Franklin, um documentário que lança um olhar sobre o modo de vida de uma família que mora em uma ilha.
Os curtas passaram por Domingos Martins, Marataízes, Cariacica e Conceição da Barra (Itaúnas).
O 21° Vitória Cine Vídeo Itinerante é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).