smobile

TEMPO NOVO MOTOR
Gustavo Lopes traz novidades do mundo automotivo

Citroën C3 Aircross entrega espaço e praticidade

Citroën C3 Aircross entrega espaço e praticidade
O novo Citroën C3 Aircross chega ao mercado brasileiro entregando espaço e praticidade. Crédito: Divulgação

O Citroën C3 Aircross chega ao mercado brasileiro com um único concorrente direto: o Chevrolet Spin, que foi renovado e está mais refinado. Por outro lado, o Aircross aposta na simplicidade para reduzir custos e traz como destaque o motor turbo. Enquanto o Spin custa mais e mantém o motor 1.8 aspirado, o Aircross se posiciona como uma opção mais acessível. Mas será que vale a pena escolher o C3 Aircross? Para responder a essa pergunta, avaliamos a versão Shine de 7 lugares, gentilmente cedida pela concessionária Orvel Citroën para um fim de semana de testes.

Design e dimensões

O Citroën Aircross chama atenção por sua robustez e transmite a sensação de ser um carro maior do que realmente é. Apesar disso, ele não é pequeno, apresentando medidas que garantem bom espaço interno: 4,32 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,67 m de altura e um entre-eixos de 2,67 m. Esse entre-eixos é ligeiramente maior que o do Spin (2,62 m), proporcionando mais conforto, especialmente para quem viaja na terceira fileira de bancos.

O design externo do Aircross remete ao C3, mas com características próprias. Na dianteira, destacam-se as assinaturas de LED (iguais às do C3 e do Basalt), enquanto os faróis e os de neblina utilizam lâmpadas halógenas. Detalhes cromados e em preto brilhante adornam a grade, que também possui apliques cinza na parte inferior.

Nas laterais, o visual é sóbrio, com retrovisores em preto brilhante e repetidores de seta na versão topo de linha. As rodas diamantadas de 17 polegadas complementam o estilo. Na traseira, as lanternas se integram à lateral, e há uma moldura em preto brilhante que atravessa a extensão do porta-malas. Este, com 493 litros na configuração de 5 lugares, é prático: os bancos traseiros podem ser facilmente retirados puxando uma alça, sendo leves e fáceis de manusear.

Conheça o colunista Gustavo Lopes, responsável pelo Tempo Novo Motor

Interior

O interior do Aircross segue a filosofia de simplicidade característica da Citroën, o que reduz os custos e o torna competitivo frente ao concorrente. Contudo, isso pode não agradar a todos, já que materiais mais sofisticados são substituídos por plásticos rígidos com texturas variadas.

O painel é simples, sem revestimentos, mas traz um quadro de instrumentos digital e colorido, superando o C3, que possui uma versão apenas monocromática. A central multimídia, com 10,25 polegadas, é moderna e prática. Há um apoio de braço exclusivo para o motorista, ajuste de altura do banco e volante multifuncional revestido em couro. Os bancos contam com revestimento em couro sintético, mantendo o visual agradável e funcional.

Equipamentos de série

De fábrica, o Aircross vem equipado com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, luzes DRL de LED, direção elétrica e ar-condicionado com sistema de ventilação suplementar no teto. A central multimídia Citroën Connect Touchscreen é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conectando-se a seis alto-falantes para uma experiência sonora satisfatória.

Motorização

O Aircross utiliza o conhecido motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros, que entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, além de um torque de 20,4 kgfm. Esse motor é sempre associado a uma transmissão automática CVT com simulação de 7 marchas, garantindo desempenho eficiente.

Ao volante

Dirigir o Aircross é uma experiência que mistura sensatez e emoção. Ele entrega o que promete, mas o modelo reflete a nova estratégia da Citroën: popularizar a marca e se alinhar à Fiat no segmento acessível, enquanto a Peugeot assume o papel de marca premium do grupo.

Isso resulta em um carro confiável, com motorização Fiat, preço competitivo e características de um produto popular em um segmento mais caro. O motor 1.0 turbo se destaca como o mais potente da categoria, oferecendo bom desempenho mesmo com a carroceria mais pesada. Durante o teste, o consumo médio foi de 8 km/l na gasolina, sempre com o ar-condicionado ligado.

Conclusão

O C3 Aircross tem seus pontos fortes e fracos, mas os destaques positivos prevalecem. Compará-lo ao Spin é difícil, pois atendem a públicos diferentes. O Aircross atrai famílias que buscam um carro espaçoso e prático, mas com um custo mais acessível.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Comunicados – 05/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante o verão. Em parceria com as...

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

O ano letivo de 2025 começou nesta quarta-feira (5) para os estudantes da rede municipal da Serra, e a prefeitura anunciou que todos os...

Comunicados – 05/02/2025

publicidade legal - 05-02-2025Baixar

Motociclista escapa por pouco da morte ao ser atropelado por carreta na Serra

Um motociclista escapou por pouco de um acidente grave ao ser atropelado por uma carreta na BR-101, na altura de Carapina, na Serra. O...

Jovem é detido suspeito de agredir e estuprar ex-namorada de 16 anos na Serra

Na noite de segunda-feira (03), um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Militar após suspeita de agressão e estupro contra a ex-namorada,...

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

Se você gosta de natureza e aventura, neste sábado (8) acontece uma subida especial para assistir ao belíssimo pôr do sol do alto dos...

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

A rede de restaurantes Outback Steakhouse está ampliando sua atuação no Espírito Santo e, para isso, abriu 77 vagas de emprego em sua nova...

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Embora tenha perdido a eleição para prefeito em 2024, Pablo Muribeca (Republicanos) teve um desempenho relativamente bom, chegando ao segundo turno e conquistando pouco...