Na primeira semana após a autorização do governo do ES para a reabertura de lojas de produtos e serviços considerados não essenciais, a aglomeração de clientes em frente a Casas Bahia de Laranjeiras chamou a atenção.
A cena foi registrada por volta de 12h desta quarta –feira (13), na loja da rede de eletrodomésticos que fica próxima ao banco Itaú, na Av. Central, coração do comércio de rua do município.
Nas imagens é possível ver que as pessoas na fila para entrar no estabelecimento, não estavam respeitando a distância mínima de dois metros recomendada pelo Ministério da Saúde para prevenção da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus e que se tornou pandemia em 2020. Fora da loja, na calçada, também passavam pessoas sem máscaras.
Veja o vídeo:
A reabertura do comércio nas cidades com alto risco de transmissão – Serra, Vila Velha, Vitória, Cariacica, Viana, Fundão e Santa Teresa aconteceu na última segunda-feira (11). As lojas só podem abrir em dias alternados, das 10h às 16h.
Nos dias pares do calendário, abrem lojas de produtos pessoais como roupas, calçados, perfumaria, cosmético, óticas, material esportivo e similares. Nos dias ímpares- como hoje(13) – produtos eletrônicos, material de construção, peças automotivas, móveis, colchões, festa e decoração, material de informática. Gêneros considerados não pessoais.
As regras valem para lojas de rua e galerias comerciais. Shoppings continuam proibidos de abrir.
A empresa
Sobre a aglomeração em frente a loja de Laranjeiras, a reportagem acionou a assessoria de imprensa das Casas Bahia. Se a empresa responder, terá seu posicionamento publicado neste espaço.