Política

Clima na Câmara da Serra segue tenso e Rodrigo Caldeira é pressionado para antecipar eleição

O clima ficou tenso na Câmara da Serra na tarde desta sexta-feira (8). Foto: Divulgação

Nesta sexta feira (08) mais um episódio de tensões ocorreu na Câmara da Serra, isso porque, os 14 vereadores que defendem a antecipação da eleição interna para a Mesa Diretora, se reuniram na porta da Procuradoria Geral para cobrar uma posição institucional da Câmara.

Dos 23 vereadores, 14 deles querem que a eleição para a nova composição da Mesa Diretora de 2023-2024 seja antecipada para a semana que vem; para isso, foi protocolado um projeto que altera a data da eleição no Regimento Interno. Entretanto, o atual presidente Rodrigo Caldeira tem segurado a proposta.

Esse grupo de 14 parlamentares se uniram a aproximadamente 20 dia, quando foi pactuado o apoio em torno do vereador Saulinho da Academia para a ocupação do cargo de presidente.

Eles argumentam na justificativa apresentada no documento que pede a antecipação da eleição, o curto espaço de tempo entre as transições de gestão, uma vez que o Regimento atual determina que a eleição seja realizada na segunda metade de novembro, havendo apenas um mês para que a nova Mesa tomasse parte da gestão do maior Poder Legislativo Municipal.

Os vereadores estiveram juntos na Procuradoria Geral exigindo posição do procurador geral, Gustavo Morandi, em relação à tramitação do Projeto. Vale lembrar que o Procurador é nomeado diretamente pelo presidente da Câmara, no caso, o Rodrigo Caldeira.

Integrantes do ‘grupo dos 14’ ainda argumentam que sofreram retaliações internas, na retirada de pauta de projetos de autoria deles e dificuldades para encaminhar propostas dentro da estrutura da Câmara, que na maioria, são cargos nomeados pelo presidente.

De acordo com os vereadores, que pediram para não serem identificados, eles querem “a ordem natural de tramitação, baseado também no próprio Regimento e que obriga a tramitação das propostas protocoladas em 3 dias úteis”; Caso isso ocorresse, na próxima segunda feira (11) esta Resolução teria que ser votada, e se aprovada, garantiria a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio já na próxima sexta-feira (dia 15).

Procurado, Rodrigo Caldeira não atendeu ao telefone e nem respondeu ao contato via mensagem de texto.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

10 horas atrás

Carnaval: inscrições para blocos de ruas na Serra começam nesta sexta-feira (17)

Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…

10 horas atrás

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

12 horas atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

13 horas atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

14 horas atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

1 dia atrás